Petrolina confirma primeiro óbito por Chikungunya e três casos novos de Covid-19

Nesta sexta-feira (6), a Prefeitura de Petrolina confirmou o primeiro óbito causado pela Chikungunya através do critério clínico epidemiológico. A paciente foi notificada dia 6 de abril, mesmo dia do óbito, no entanto a Secretaria de Saúde só teve a confirmação da causa morte nesta sexta, após recebimento do resultado do exame da irmã da mulher, que testou positivo para a doença, elas moravam na mesma casa.

A paciente era uma idosa, de 86 anos, sem históricos de comorbidades. A Secretaria de Saúde orienta a população a manter os cuidados para evitar água parada. O trabalho dos Agentes de Endemias continua sendo de orientação e controle de focos no tratamento larval e bloqueio de transmissão com inseticida. A secretaria ressalta a importância do papel social no controle do vetor Aedes aegypti, uma vez que estudos apontam que 80% dos focos estão dentro da casa das pessoas, inclusive há reincidência de focos em algumas localidades.

Covid-19

Dos testes de Covid-19 realizados nos polos montados pela secretaria de saúde de Petrolina, na quinta-feira (5), três deles deram positivo para Covid-19. Os dados foram divulgados através do boletim epidemiológico do município do Sertão de Pernambuco.

Com os novos números, Petrolina chega a 53.194 casos confirmados da doença, desde o início da pandemia. Desse total, 51.995 já estão recuperadas. Como não há registro de óbitos, a cidade continua com 669 mortes pela doença. O município está agora com 530 casos ativos da Covid-19.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário