Palestras sobre ‘gestão e liderança’ e ‘cultivo intensivo de palma’ movimentam Vinhuva Fest


Na 9ª Vinhuvafest – Feira da Uva e do Vinho do Nordeste – que acontece desde a quinta-feira, 20, e segue até este domingo, 23, no Pátio de Eventos da Uva e do Vinho, em Lagoa Grande, Sertão pernambucano, a participação do público em todo o circuito da feira já supera todas as expectativas dos organizadores. E a programação técnica do evento tem sido destaque, atraindo muitos participantes que se inscrevem de acordo com o interesse pessoal de cada um dentro da agenda técnica oferecida durante todo o evento.

As novidades do cultivo da região vitivinícola de Lagoa Grande e do Vale do São Francisco, com a harmonização unida aos demais arranjos produtivos locais, a exemplo da caprinovinocultura e do cultivo da palma, são alguns exemplos do leque de cursos e qualificações que a Vinhuvafest tem oferecido, seja dentro da Ilha do Vinho; auditório montado no local do evento; ou no Centro de Treinamento e Aprendizagem-CTA, equipamento da Prefeitura Municipal administrado pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, com capacidade para reunir 300 pessoas sentadas com total estrutura e conforto.

Na agenda de sexta, 21, o curso ‘Gestão e Liderança’, com Herbert Lima, movimentou o CTA e atraiu participação de destaque na formação e a interação entre participantes e o palestrante foi o diferencial da capacitação. O encontro contou com a participação do primeiro cavalheiro, Gabriel Moreno, representando a prefeita Catharina Garziera, da secretária de Educação de Lagoa Grande, Joseilde Paulino, do secretário de educação de Casa Nova, Daniel Torres, juntamente com uma comitiva, de representantes das Secretarias das cidades Cabrobó, Ouricuri, Trindade, Curaçá na Bahia, e outras cidades; além de gestores das Redes Estadual e Municipal, professores e outros colaboradores.

Já neste sábado, 22, seguindo a agenda técnica da Vinhuvafest, uma mostra do sucesso das qualificações oferecidas durante o evento foi conferida com a presença do pesquisador Paulo Suassuna, palestrante que reuniu produtores, pesquisadores, agricultores e o público interessado nos cursos: A tecnologia do cultivo intensivo da palma e Fundamentos da Tecnologia do Cultivo Intensivo.

Ambos foram realizados no CTA – das 8h às 12h e das 13h às 15h – com o apoio de parceiros como o Governo do Estado, por meio do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi), comandada pelo secretário Ítalo Ferreira.

Para a prefeita Catharina Garziera os debates, os seminários, as palestras e as oficinas demonstram o compromisso e a responsabilidade do evento e foram pensadas para ampliar o conhecimento, estimular novas perspectivas e aproximar profissionais, estudantes e apreciadores em um ambiente colaborativo e inspirador. Catharina destacou a importância dos especialistas, sommeliers, pesquisadores e produtores para discutir temas essenciais da vitivinicultura contemporânea.

Neste domingo, último dia da feira, a agenda de cursos inclui: Construindo um menu harmonizado, A linguagem do Vinho: Como descrever o que você está provando e Exército Brasileiro: A mão amiga presente no Médio Vale do São Francisco. Clique aqui faça sua inscrição

Texto: Cinara Marques – jornalista

Fotos: Everaldo Souza Ramos e Isael Cordeio

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa Grande

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário