O Trump brasileiro: Bolsonaro se tornou o 1º presidente da história a perder uma reeleição
Com a confirmação da vitória do petista Lula na eleição de 30 de outubro, Bolsonaro fica na história como o único presidente que concorreu a um segundo mandato mas foi rejeitado nas urnas pelo povo brasileiro nos últimos 25 anos.
Michel Temer nem chegou a considerar a possibilidade de ir à reeleição. Mas Fernando Henrique Cardoso, Lula e até Dilma conseguiram a reeleição. Bolsonaro não se elegeu com facilidade em 2018, esse ano, após um governo polêmico, desde o primeiro dia de mandato, Bolsonaro foi derrotado e entrou para história com o primeiro presidente que não foi reeleito. Leia mais abaixo
Em uma campanha dominada pelas fake news, e temas como a pandemia de coronavírus, compra de vacinas, pautas tradicionais e religiosas, antidemocráticos, impasse com o Poder Judiciário (TSE e STF), motociatas, Auxílio Brasil, violência com viés político, dobradinha com Padre, aliado pistoleiro e outros, Bolsonaro viu com o passar do tempo que sua passagem pelo Planalto estava com os dias contados.
Bolsonaro segue o exemplo do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que também não conseguiu ser reeleito. Assim como Trump, Bolsonaro, ao longo da pandemia, desprezou as orientações de cientistas em relação ao coronavírus, foi responsável por aglomerações e ridicularizou o adversário, Lula, contribuindo assim para sua derrota.
No dia 01 de janeiro, Bolsonaro passará a faixa presidencial ao ex-presidente Eleito, Lula, que vai governar o país pelo terceiro mandato, esse último, 13 anos depois.