O significado por trás do clipe macabro de Anitta e The Weeknd, ASSISTA
Gravado em Nova York, o vídeo apresenta “São Paulo”, primeira faixa do popstar canadense em parceria com a brasileira. Sobre uma batida inspirada no tipo de funk que é produzido atualmente na capital paulista, Anitta canta em português os versos de uma música criada em 1997 por Tati Quebra Barraco, uma das pioneiras da vertente carioca do estilo.
No VÍDEO ABAIXO, o g1 analisa a música “São Paulo”, de The Weeknd e Anitta; assista
Além de mais um passo na internacionalização do funk, o lançamento também representa um momento de virada na carreira de The Weeknd — que ajuda a explicar o enredo do clipe polêmico.
Ver essa foto no Instagram
Bebê Abel
Em maio de 2023, o cantor canadense, cujo nome verdadeiro é Abel Makkonen Tesfaye, revelou planos de “matar” seu alter-ego The Weeknd. Em uma entrevista à “W Magazine”, ele disse:
“Está chegando um lugar e uma hora em que estou me preparando para fechar o capítulo de Weeknd. Ainda farei música, talvez como Abel, talvez como The Weeknd. Mas eu ainda quero matar The Weeknd. E eu vou. Eventualmente. Estou definitivamente tentando mudar essa pele e renascer.”
Nas redes sociais, o cantor já passou a usar o nome verdadeiro, Abel. Embora nada tenha sido explicado oficialmente, o clipe com Anitta foi interpretado como símbolo desse “renascimento”. Na barriga estranha, a brasileira estaria gerando o próprio Abel, nova persona artística de The Weeknd.
O nome da música também se relaciona com a mudança. Ele pode não fazer referência apenas à cidade brasileira, mas também ao São Paulo do Cristianismo.
Em passagens da Bíblia, o apóstolo reflete sobre a ressurreição e transformação dos corpos. Em julho deste ano, The Weeknd publicou nas redes sociais uma mensagem sobre o tema, acompanhada de uma imagem de São Paulo.
“A humanidade presente é frágil, deterioradora e fraca, mas, para compartilhar a vida eterna, os corpos precisam ser transformados”, escreveu.