Lucas Ramos comemora vitória de estudantes da rede estadual de ensino no Ideathon da Campus Party Petrolina

O deputado licenciado e secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Ramos celebrou a conquista de estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Maria Wilza Barros de Miranda, no bairro João de Deus, na maratona de ideias da Campus Party Petrolina. “Esse é o verdadeiro símbolo de trazer o maior evento de tecnologia mundial para o sertão do Estado. Gerar oportunidades para que os talentos ainda desconhecidos possam apresentar para o mundo inteiro a qualidade de suas ideias”, comentou.

Os estudantes Emilly Vitória Batista Sousa, Jônatas Natan Pereira Amando e Jonatas Araújo Matias, sob a coordenação da professora Flávia Jussara, venceram, no Ideathon, mais de 50 participantes, entre universitários e profissionais já estabelecidos no mercado.

Lucas Ramos lembra ainda da relação especial que possui com a EREM Professora Maria Wilza Barros de Miranda. “Ainda no nosso primeiro ano de mandato, garantimos a construção dessa escola. Também somos autores do projeto de lei que deu nome à unidade escolar. E acabamos de anunciar que a EREM se transformará em Escola Técnica Estadual e irá receber um Espaço 4.0, consolidando sua vocação como Centro de Inovação na região do Sertão do São Francisco, passando a contar com tecnologias portadoras de futuro, inteiramente conectadas com a produção e difusão de conhecimentos em Desenvolvimento de Games, Manufatura Avançada, Cultura Maker, Economia Criativa, Economia Circular, Negócios 4.0, Inteligência Artificial e Ciência de Dados”, destacou o secretário de CTI de Pernambuco.

O time da EREM Profª Maria Maria Wilza Barros de Miranda desenvolveu duas ideias. A primeira foi de um aplicativo de consultoria e alerta para agricultores familiares sobre novas compras das Prefeituras dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A segunda, a Valenet, que foi a vencedora do Ideathon, é um aplicativo que conecta diretamente produtores rurais aos compradores, permitindo encomendas antes do cultivo e utilizando inteligência de comercialização para direcionar e ampliar as vendas.

Com a vitória no Ideathon, os estudantes petrolinenses garantiram ingressos para qualquer edição da Campus Party Brasil em 2022, com direito à barraca e passagem aérea. Os projeto foram avaliados de acordo com a criatividade, originalidade, potencial para solucionar os problemas do desafio voltado para Agrotech, o quanto são eficientes e inovadores, se a solução apresenta problemas na sua aplicação e o quanto demonstra elementos ligados a tendências futuristas.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário