Lagoa Grande recebe educadoras e educadores de oito cidades para formação do Projeto EJA Nordeste

Entre os dias 24 e 26 de Outubro, os alfabetizadores pernambucanos do Projeto EJA Nordeste se reuniram em três polos no estado — Caruaru, Serra Talhada e Lagoa Grande — para vivenciar momentos de aprendizado, oficinas e planejamento coletivo.
Em Lagoa Grande, município polo, a formação reuniu educadoras e educadores de Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Petrolândia, Tacaratu, Ouricuri e Trindade. Todos professores atuam na Alfabetização de Jovens e Adultos do campo nas áreas de reforma agrária, dos assentamentos e acampamentos do MST.
A ação contou com apoio da Prefeitura de Lagoa Grande e da Secretaria de educação. Na oportunidade, os participantes vivenciaram palestras sobre agroecologia e reforma agrária, oficinas por área do conhecimento, como: Linguagens, Humanas e Exatas, além de socialização através de apresentação das aprendizagens.
Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST, A Jornada EJA Nordeste acontece via Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação de Educação de Jovens e Adultos nas Áreas de Reforma Agrária. A ação é fruto da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/MDA) – por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) sob a coordenação do MST e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
