Juazeiro é a segunda cidade mais violenta na Bahia e a terceira do Brasil; veja lista

Cinco cidades baianas estão no ranking das 10 mais violentas de todo Brasil e o estado é o mais violento do Brasil quando considerados os números absolutos. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e divulgados nesta quinta-feira (24).

Quando considerados os dados de proporcionalidade habitacional, o estado é o segundo mais violento do Brasil e fica atrás apenas do Amapá.

A cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, é a segunda mais violenta do Brasil e ficou atrás apenas de Maranguape, no Ceará. Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, também integra o ranking acompanhada de Juazeiro, Simões Filho e Camaçari.

O terceiro lugar do ranking é do município de Juazeiro, também na Bahia, que viu o número de mortes violentas intencionais crescer 9,6% no último ano e chegar a 194 vítimas, taxa de 76,2 por 100 mil. Com pouco mais de 250 mil habitantes, Juazeiro fica a mais de 500km de distância da capital, e reflete a interiorização da violência que tomou o Estado, em grande medida pela expansão de grupos criminosos.

cidades mais violentas do BAHIA

Cidade Atual posição no ranking Taxa de violência em 2024
Jequié 77,6
Juazeiro 76,2
Camaçari 74,8
Simões Filho 71,4
Feira de Santana 10º 65,2
Porto Seguro 14º 59,7
Santo Antônio de Jesus 17º 57,7
Ilhéus 19º 54
Salvador 20º 52

Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário