Hemope convoca população para doar sangue

Com a missão de salvar vidas por meio da doação de sangue, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) convida a população pernambucana para reforçar o estoque de bolsas sanguíneas do serviço. Atualmente, todos os tipos sanguíneos estão críticos, porém, os que necessitam mais de atenção são os negativos, além de A+ e O+.

Segundo a supervisora de captação de doadores do Hemope, Josinete Gomes, os estoques de bolsas de sangue da instituição registram uma redução de 30%. A instituição necessita de pelo menos 300 doações diárias para poder corresponder às necessidades das demandas hospitalares, no entanto, atualmente, a média está em 100 doações diárias.

Por isso, o Hemope solicita apoio dos doadores e da população em geral para superar esse momento. “Como não há substituto para o sangue, o Hemope necessita de doadores para que seja possível coletar o sangue e transformá-lo em vários hemocomponentes que serão ofertados para as pessoas que estão necessitando de transfusão, como é o caso de pessoas acidentadas e pacientes oncológicos. Logo, convidamos todas as pessoas que são doadoras, ou aquelas que nunca doaram, para que possamos, de forma mais breve possível, aumentar o estoque do Hemope e, consequentemente, atender a todos que necessitem do nosso serviço”, informou Josinete.

Como doar

Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos. Para aqueles com 69 ou mais, é necessário que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Já menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável legal. O pré-doador também deve pesar mais de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e ter se alimentado antes da doação.

É necessário levar um documento original com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social), além do cartão de vacina com as duas doses contra Covid-19 e o uso de máscara. Doe sangue e salve vidas, lembrando que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário