Governo de Pernambuco suspende reajuste de 11,21% nas contas de água

A Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE) publicou, nesta quinta-feira (27), uma resolução que suspende o reajuste de 11,21%, aplicado aos clientes da tarifa social da Compesa.

Segundo o Governo do Estado, o aumento seria para compensar as consequências  da inflação do período de julho de 2021 a junho de 2022, no entanto essa  medida foi alvo de duras críticas. Na última segunda-feira (24), os deputados estaduais Rodrigo Farias e Sileno Guedes, ambos do PSB, se dirigiram ao Ministério Público contra o aumento nas contas de água.

Apesar da suspensão, de acordo com a resolução n° 231 publicada hoje (27), os clientes da tarifa social terão que pagar um valor fixo de R$ 10,56 todos os meses, referente ao consumo de até 10m³. Segundo a Compesa, atualmente, a taxa custa R$ 9,44. A mudança nos valores começará a partir de amanhã (28).

Veja o documento:

 (Foto: Divulgação)Contexto

A enxurrada de alfinetadas veio após uma fala feita na última semana pelo secretário de Recursos Hídricos do estado, Almir Cirilo, dizendo que “a governadora está estudando os modelos”, que “ela sempre falou em parcerias (privadas” e “está estudando quais as melhores formas de conseguir alavancar o grande desafio que se tem para o abastecimento d’água e esgotamento sanitário”, o que soou como uma forte e aberta possibilidade de privatização ou concessão da Compesa à iniciativa privada.

A ex-deputada federal Marília Arraes (SD), derrotada no segundo turno contra a atual governadora, fez uma fala em suas redes sociais na manhã da última quarta-feira (26), desaprovando a ideia. “Não é segredo para ninguém e Raquel nunca escondeu que essa era a sua real intenção. Durante a campanha tínhamos duas opções claras, a visão progressista, de quem quer o melhor para o povo e para Pernambuco, e a visão da atual governadora, que quer diminuir e enxugar cada vez mais o tamanho do estado. Quem se prejudica, no fim das contas, é o povo pernambucano”, disparou.

De situação a oposição

Uma outra crítica, dessa vez vinda do PSB, partido que esteve à frente do Governo Estadual pelos últimos 16 anos, foi feita na esfera judicial. Os deputados estaduais  socialistas Sileno Guedes e Rodrigo Farias acionaram o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), numa tentativa de barrar um novo aumento na tarifa de água, anunciado pela equipe de Raquel Lyra.

Presidente estadual do PSB e desafeto antigo da atual vice-governadora, Sileno Guedes lembra que quando ainda era deputada estadual, Priscila Krause (Cidadania) foi contra o aumento. “O governador Paulo Câmara teve a sensibilidade de não aumentar a conta da Compesa em meio a uma pandemia. Na época, a deputada e hoje vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) foi contra esse aumento. Nos surpreendemos que a governadora mal se sentou na cadeira e já autorizou o reajuste”, provocou.

Fonte: Diário de Pernambuco

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário