Notícias da prefeitura municipal de Lagoa Grande.

Prefeito Vilmar Cappellaro recepciona membros do Banco Internacional – BIRD e da PRODETUR:

Muito tem se falado do ‘trade turístico’ que é o conjunto de agentes, operadores, hoteleiros, vinicultores, transportadores e prestadores de serviços turísticos, envolvendo o enoturismo na geração de emprego e desenvolvimento de Lagoa Grande – PE, entretanto, as ações acabam por acontecer de forma desarticulada e cada operador faz por conta própria seus projetos. Para organizar o setor, o Prefeito Vilmar Cappellaro, determinou ao Departamento da Cultura, Turismo e Esportes, que elabore o Plano Municipal de Turismo em parceria com a PRODETUR – Consultoria PLANUS. Uma comissão do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD, é uma instituição financeira internacional que oferece empréstimos a países em desenvolvimento de renda média. O BIRD é a primeira das cinco instituições que integram o Grupo Banco Mundial estiveram ontem, 06, na cidade para vistoria na ENOTECA.

Durante os encontros e visitas, foram discutidas várias estratégias da gestão do turismo e da Enoteca, que envolve o modelo de gestão e a qualidade do turismo. Um inventário turístico e cultural já começou a ser feito. As próximas etapas serão: O plano de marketing, a revisão da legislação, o plano diretor do turismo e a gestão das equipes com a capacitação de gestores, professores e trabalhadores. Vilmar Cappellaro está otimista com as ações“Estamos dando um passo muito importante neste sentido. A elaboração do Plano Municipal de Fortalecimento do Turismo é o grande alicerce que irá estruturar e organizar as políticas de sustentabilidade no desenvolvimento do turismo. Com a visita da comissão do BIRD, que serão nossos parceiros para a instalarmos a mobília e fazermos a reforma das instalações do Centro Tecnológico da Uva e do Vinho – ENOTECA, o primeiro do mundo neste molde, e com o apoio da PRODETUR, iremos trabalhar de forma profissional este setor. Será uma grande vitória” comemorou o Prefeito.

Prefeito Vilmar Cappellaro reforça pedido de reativação do Centro de Ensino Técnico ao ministro Mendonça Filho.

Com o desemprego batendo nas portas das empresas, a população corre em busca de capacitação profissional e apoio nas Prefeituras. Entretanto, a situação das Prefeituras de municípios pequenos não está nada boa. Segundo estudos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Firjan, 85,9% dos municípios apresentaram situação fiscal difícil ou crítica em 2016.  2.613 prefeituras estão em situação fiscal difícil, o que equivale a 57,5% dos 4.544 municípios analisados. Aqui na região do Vale do São Francisco algumas Prefeituras já começaram a demissão em massa dos contratados.

Preocupado com esta situação e buscando fomentar a educação e o empreendedorismo, o Prefeito Vilmar Cappellaro, está buscando parcerias para aumentar a capacitação profissional dos munícipes. Nesta manhã, 06, Vilmar esteve na inauguração do IF Sertão em Santa Maria da Boa Vista, com o ministro da Educação, Mendonça Filho e pleiteou diversos cursos técnicos profissionalizantes “Conhecemos a realidade os desafios daqueles que querem empreender e crescer profissionalmente. Uma das formas que estamos  atuando forte é na educação. Levando em consideração a nossa realidade e os nossos potenciais, pedimos apoio ao ministro para reativarmos o Centro de Ensino Profissionalizante com cursos técnicos em enologia e vitivinicultura, técnico em extensão rural, técnico agrícola, turismólogo, guia turístico, técnico em administração, técnico em informática, licenciatura em saberes da terra, entre outros” declarou Cappellaro.

Criadores de Lagoa Grande já comemoram o sucesso da feira de caprinos, toda quarta-feira em Jutaí.

Para incrementar ainda mais a feira de caprinos e ovinos em Jutaí, zona rural de Lagoa Grande, o Prefeito Vilmar Cappellaro, determinou a secretaria da Agricultura e Desenvolvimento do Interior, que elaborasse parcerias estratégicas para melhorar o atendimento aos produtores e aumentar a quantidade e variedade dos animais.  Toda quarta-feira, das 08h ás 13h, cerca de 20 a 30 criadores levam seus animais até o pátio de feira onde acontecem as vendas. O secretário da pasta disse que o sucesso da feira é uma realidade “Estamos iniciando uma boa parceria com a ADAGRO e toda a quarta-feira, haverá um técnico aqui para a emissão do GTA, com isso os compradores já levam a guia de GTA no momento da compra com a origem de destino. O técnico vai atender também os criadores toda terça-feira na Sede de Lagoa Grande com a emissão do GTA para o transporte do sítio até o parque de feiras” garantiu Reginaldo Alencar.

O criador da comunidade de São Mateus, Gercino Pereira, que é assíduo em compra e venda na feira, disse estar muito satisfeito com o apoio que tem recebido da Prefeitura “Temos recebido todos os incentivos necessários para a feira crescer, só hoje em comprei 40 animais. O Prefeito Vilmar tem nos ajudado no transporte dos animais pra cá, ração, pesagem, vacina e tudo o mais. Até agora temos tido todos os incentivos. Não temos o que reclamar do Prefeito. Ele tem demonstrado muito interesse em nos ajudar aqui em Jutaí e região. Queremos agora é que mais compradores venham comprar pra fazer bons negócios. Animais de qualidade e bom preço temos bastante (rs rs)” garantiu.

Com auditório do CETEP lotado, Prefeitura realiza palestra gratuita sobre PNL.

“Sem dúvida, uma das maiores e melhores palestras realizadas em nove meses da nova gestão do Prefeito Vilmar Cappellaro no município de Lagoa Grande” disse Edivaldo Barbosa. Auditório ficou pequeno para receber professores, empresários, estudantes, empreendedores, servidores municipais e advogados, a Head Trainer em PNL, Vítória Pessoa, colocou toda sua experiência para oferecer aos quase 100 participantes um encontro com o seu ‘eu interior’ e com a responsabilidade de assumir a liderança de suas vidas. A palestra foi uma realização da Prefeitura através da Sala do Empreendedor, COMDIM e departamento da Cultura, Turismo e Esportes em parceria com Instituto INEXL de formação em PNL.

Para a palestrante foi uma experiência impactante “Fiquei muito feliz com o convite do Prefeito Vilmar. Bastante satisfeita com a participação ativa na interação com os participantes. Será uma grande alegria poder retornar outras vezes para colaborar com o município. Lagoa Grande é uma cidade muito próspera. Um mundo melhor e uma cidade melhor depende de pessoas melhores. Todo ponto de partida começa na mente. Gratidão á todos” declara Pessoa.

Tantos os resultados positivos e negativos são resultados de nossas crenças internas declara a empresária, Ana Martins, “Foi muito boa a palestra. Compreendemos sobre o que pode mudar em nossa vida e que não depende do outro, depende de mim, agente só precisa se redescobrir para encontrar as ferramentas certas para usarmos contra os medos e decepções entranhados em nossa raiz. Acima de tudo  aprender a amar o nosso próximo e a nossa cidade. Tivemos um momento especial” relatou.

O Prefeito agradeceu as presenças e alertou para os péssimos exemplos que temos visto pela televisão “Temos muitos bons exemplos de pessoas integras, de comportamentos éticos, mas também muitos exemplos ruins atualmente. Sigamos os bons exemplos. Insisto em dizer, nossa cidade tem um potencial muito grande para o desenvolvimento educacional, econômico e social. Trouxemos a Vitória Pessoa para nos ajudar a levantar a estima, pois precisamos acreditar mais em nós e cuidarmos melhor de nossa cidade.  Lutemos pelos nossos sonhos e amemos a nossa cidade” decretou Cappellaro.

Após o evento o Prefeito e a primeira Dama Claudia Cappellaro, fizeram a entrega de 70 k de alimentos para Associação dos Desbravadores, que  direcionarão ás famílias carentes. Participaram: Nara Confecções, Mercado São Domingos, Cristiano Contador, Jurandir Advogados, Mercado Martins, Claudia Cabeleireira, Helena Bolos, Iuri Equipadora, Somcar. Espaço de Beleza Antônio Costa, Blog Josélia Maria, Rádio Lagoa Grande FM, entre outros.

ASCOM

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e tem como foco: informação com responsabilidade e coerência.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta