Escola Municipal Prof. José Arnaldo promove I Café Literário em Lagoa Grande
Cerca de 300 alunos do ensino fundamental I e II, da Escola Municipal Professor José Arnaldo da Silva, participaram do 1° Café Literário promovido pela própria escola nesta terça-feira (31). Também estavam presentes, o diretor de cultura do município, Nailton Alves, e os poetas lagoagrandesens, Ninho Pernambucano, Adão Cardoso, Joel Nogueira e a poetisa Ronilde Gonçalves.
De acordo com a professora de língua portuguesa, Maria de Lourdes, e a Coordenadora do Ensino Fundamental II, Jeane dos Santos, idealizadoras do projeto, tudo foi inspirado na obra da poetisa nativa Ronilde Gonçalves, no livro “Poetizando”. “Vendo todo entusiasmo dela, decidi dar o pontapé inicial, e trabalhar a literatura com os alunos, abordando nossos poetas locais. A partir daí percebemos que nossos alunos também têm uma veia literária, estamos impressionadas com o empenho e desenvolvimento deles”, destacou.
Para a gestora Josilene Alves, nesses dois anos desde que a escola foi fundada, este foi o melhor projeto desenvolvido por eles. “É uma oportunidade de levarmos a cultura e a leitura para nossa comunidade, com certeza é um projeto que ficará para a história”, salientou.
O objetivo principal do programa é incentivar a leitura, estimulando a criatividade dos alunos, e a curiosidade. Contribuindo desta forma para formar uma nova geração de leitores, com mais capacidade e criticidade.
Ascom/PMLG