Conmebol divulga tabela detalhada da Libertadores: veja datas e horários
A Conmebol divulgou, nesta sexta-feira, a tabela das primeiras fases da Libertadores, edição 2017. Um dia após o sorteio dos grupos, realizado em Assunção, no Paraguai, a entidade máxima do futebol sul-americano detalhou os dias e horários dos confrontos das etapas prévias e de grupos. A primeira partida ocorrerá em 23 de janeiro e a última antes do mata-mata, no dia 25 de maio.
Botafogo e Atlético-PR, que estreiam na segunda fase, serão os primeiros clubes brasileiros a entrarem em campo. Os dois times atuarão em 1º de fevereiro, quarta-feira, às 21h45 (de Brasília). Enquanto os paranaenses enfrentarão o Millonarios, da Colômbia, na Arena da Baixada, os cariocas irão enfrentar o Colo-Colo, do Chile, no Nilton Santos.
VEJA A TABELA COMPLETA DA LIBERTADORES 2017
O primeiro clube nacional a estrear na fase de grupos será a Chapecoense. A equipe catarinense irá jogar fora de casa contra o Zulia, da Venezuela, terça-feira, dia 7 de março, às 21h45 (de Brasília). No dia 8, outros três times irão debutar: Godoy Cruz x Atlético-MG na Argentina às 19h30 (de Brasília); Flamengo x San Lorenzo, às 21h45 (de Brasília), no Rio e o Palmeiras em local indefinido e horário indefinido. O adversário do clube paulista sairá entre Carabobo, Junior de Barranquilla, Tucumán e El Nacional.
O Grêmio e o Santos serão os últimos brasileiros a estrear, ambos fora de casa. Enquanto os gaúchos visitam o Zamora, na Venezuela, às 19h30 (de Brasília), os paulistas, o Sporting Cristal, no Peru, às 21h45 (de Brasília).
Mudança nas oitavas de final
A mudança na definição dos confrontos das oitavas é uma novidade para a edição 2017 do torneio sul-americano. O sistema antigo, de cruzamento do melhor 1º com o pior 2º e assim sucessivamente, dá lugar ao sorteio nos moldes da Liga dos Campeões da Europa.
Entre os jogos de ida e volta das oitavas, há um espaço de mais de um mês. Nas quartas e semifinais, a definição acontece na semana seguinte à abertura do confronto. Os duelos da decisão do título estão marcados para 22 e 29 do penúltimo mês do ano.
A 58ª edição da Libertadores terá o maior número de participantes da história. Serão 47 clubes, e pela primeira vez a competição terá duas fases prévias.