CNH Eletrônica é lançada em Pernambuco

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, lançou hoje (24), no Palácio do Campo das Princesas, a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica – CNH-e. Conforme informou o Diretor Presidente do Órgão, Charles Ribeiro, nosso Estado é o primeiro do Nordeste a implantar o serviço da CNH. No ato do lançamento, que foi acompanhando por secretários das cidades, Francisco Papáleo, foi disponibilizado, por meio do aplicativo, no celular do Governador Paulo Câmara, a CNH-e, a qual tem o mesmo valor jurídico da física. Ribeiro lembrou ainda que, o aplicativo já está disponível para smartphones.

O documento virtual poderá ser apresentado no lugar da carteira física, e será identificada pela leitura do QRCode ou Certificado Digital. A carteira digital tem a mesma validade que o documento impresso e conta com um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Vale lembrar que esse serviço só é válido para as CNH’s emitidas a partir de 22 de maio de 2017, pois as mesmas dispõe do QRCode. Quem esquecer a CNH física em casa não estará sujeito a multa e pontos na carteira, basta apresentar o documento digital. Os condutores podem optar pelos dois modelos de CNH.

Para adquirir a CNH-e é preciso se cadastrar no site do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/cnhdigital/adesoes, com um certificado digital e, em seguida, esperar o cadastro ser ativado a partir do link que será enviado ao e-mail do motorista. A ativação deve ser feita no aparelho em que a CNH-e será salva, que será protegido por um PIN (Senha), exigida todas as vezes em que o acesso ao documento for requisitado. Depois desse registro, a CNH-e é exportada para o aparelho, após a autenticação pelo Denatran, por meio da assinatura digital do Denatran. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.

Também acompanharam o ato secretários estaduais e do município do Recife, o deputado federal, André de Paula e autoridades convidadas.

Passo a passo para obter a CNH Eletrônica

  • Primeiro passo

Acessar o portal de serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) no menu ‘usuário’ e efetuar o cadastro.

  • Segundo passo

O condutor deve procurar os postos de atendimentos do Detran e nas Circunscrições Regionais de Trânsito – CIRETRAN’S, para cadastrar o e-mail e telefone celular

  • Terceiro passo

Baixar o aplicativo CNH-e no celular, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, digitar a senha do portal e CPF, o código ativação, informar o PIN (pode ser qualquer número) e a CNH-e será exibida.

Segue o link abaixo.

http://www.detran.pe.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=227&Itemid=662

Complementando:

PARA QUEM TEM CARTEIRA COM QR-Code e conseguiu fazer o cadastro no DENATRAN-PE/SERPRO:

1-      Não precisa agendar atendimento no DETRAN-PE

2-      Seguir as orientações contidas no site do DENATRAN/SERPRO

3-      Sem custos

PARA QUEM TEM CARTEIRA COM QR-Code, mas houve inconsistência quando do cadastramento no DENATRAN/SERPRO:

1-      Agendar serviço de ALTERAÇÃO DE DADOS/CNH-e

2-      Valor: SEM CUSTO

PARA QUEM NÃO TEM CARTEIRA COM QR-Code:

1-      Agendar serviço de 2ª VIA DE DADOS/CNH-e

2-      Valor: R$ 91,11

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário