Câmara renovada: 7 dos 11 vereadores são novatos. Nova legislatura terá 4 mulheres.

Dos 11 vereadores eleitos na capital da Uva e do Vinho em 2016, 4 deles já possuíam mandato na Câmara Municipal. Conforme números da Justiça Eleitoral, 7 novos vereadores irão ocupar as vagas na Casa até 2020. O candidato que obteve mais votos no pleito foi Nena Gato (PMN), com 1.277 votos, Nena era suplente de vereador, assumiu o cargo por alguns anos, mas atualmente não estava vereador.

Com 100% das urnas apuradas, ficou definido o novo quadro de vereadores na Câmara. Conforme a apuração, 36% dos vereadores de Lagoa Grande alcançaram sua reeleição e garantiram mais quatro anos de mandato. Entre os novos vereadores, alguns são figuras já conhecidas da política lagoagrandense e outros realmente são desconhecidos no cenário é o caso de Alvanir Gomes, Rosa de Erasmo e Iara Evangelista.

Surpresa para os vereadores Dotor de Iolanda, Erasmo Farias e Joaquim da Rocinha, esse três vereadores deram um adeus ao cargo, por outro lado, indicaram um substituto e o resultado dos mesmos surpreenderam a todos. Alvanir Gomes, indicado de Dotor de Iolanda teve 1.051 votos, o segundo mais bem votado, Rosa de Erasmo, filha do vereador Erasmo Farias teve 766 votos e a filha do vereador Joaquim da Rocinha, Iara Evangelista, conseguiu 801 votos.

Não conseguiram a reeleição.

Entre os vereadores que não garantiram a reeleição está Olavo Marques (PT), Mantena (PMN) e José Baiano (PTB), ambos estão no seu primeiro mandato e vão se despedir da casa no dia 31 de dezembro. Vale destacar que ambos são suplentes, ou seja, existe a possibilidade de assumir uma vaga na próxima legislatura. Além dos três, os vereadores: Dotor de Iolanda, Joaquim da Rocinha, Erasmo de Farias e o Italo de Vilma, atual presidente da casa e vice-prefeito eleito vão se despedir do cargo este ano.

Mais mulheres:

Outra novidade na próxima legislatura é na quantidade de mulheres, o numero saltou de duas para quatro. Edneuza Lafaiete (PTB) e Lindaci Amorim (PT) agora se somam com Rosa de Erasmo (PRB) e Iara Evangelista (PSB). 36% dos vereadores são do sexo feminino, uma será da situação ao novo prefeito Vilmar Cappellaro e três será da oposição.

Outros números:

Uma curiosidade, dos 5 vereadores eleitos do lado da prefeito Dhoni Amorim, três são mulheres, duas delas marinheira de primeira viagem, por outro lado, as mesmas possuem um grande assessor, os vereadores Joaquim da Rocinha e Erasmo Farias. As outras duas vagas foram preenchidas pele então vereador Carlinhos Ramos e o professor Vavá, atual suplente.

Já o prefeito Eleito, Vilmar Cappellaro conta com 6 nomes, dois deles foram reeleitos e quatro foram eleitos pela primeira.

4 Reeleitos

Carlinhos Ramos (PSB): Será oposição

Edneuza Lafaiete (PTB): Será situação

Lindaci Amorim (PT): Será oposição

Josafa Pereira (PMDB): Será situação

7 Eleitos com primeiro mandando/ex-vereador

Nena Gato (PMN): Suplente de vereador, assumiu o cargo por duas vezes. Será situação

Alvanir Gomes (PSD): Será situação

Iara Evangelista (PSB): Será oposição

Ademar Nonato (PMDB): Ex-vereador e ex-vice-prefeito. Será situação

Rosa de Erasmo (PRB): Será oposição

Fernando Angelim (PPS): Será situação

Professor Vavá (PSB): Suplente de vereador, assumiu o cargo uma vez. Será oposição

 

 

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e tem como foco: informação com responsabilidade e coerência.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta