Acordo político com Dr. Alcides, obriga Prefeito Dhoni Amorim a trocar pela terceira vez o secretário de Saúde

Toda época de eleição é a mesma coisa. Os Prefeitos se valem dos cargos de confiança de sua administração – (aqueles em que ele tem o poder de nomear e exonerar quando bem entender), para negociar apoios políticos para a sua pré campanha de reeleição.

O cargo negociado desta vez  foi o de secretário de Saúde, a segunda pior pasta avaliada pela população de Lagoa Grande, no sertão Pernambucano, na gestão de Dhoni. Em primeiro lugar, na categoria de pior avaliação está a secretaria de Infraestrutura. Atualmente no cargo está a enfermeira Fabíola Salvador, pessoa de confiança do líder do governo na Câmara de Vereadores, Carlinhos Ramos, que inclusive já atuou como secretário de Saúde nesta gestão.

A mudança é uma exigência do médico Dr. Alcides, que já trabalhou no município sendo recentemente exonerado enquanto prestava serviços no Hospital Municipal, sendo acusado inclusive na imprensa pelo Prefeito Dhoni e pelo ex-secretário, de prestar um desserviço (deslealdade, perfídia, transtorno), para a população. Tudo leva a crer que o Prefeito se arrependeu do que falou, voltou atrás e foi buscar de volta o médico em Juazeiro do Norte, para compor a sua base de apoio nas próximas eleições. Para aceitar o retorno, o médico que é filiado ao PRB, fez várias exigências entre elas, ter o controle total da secretaria de saúde inclusive, trocar imediatamente todo o segundo escalão da secretaria.

Uma fonte de dentro da secretaria de Saúde nos confidenciou que o médico já mandou o recado para o Prefeito “Ou todo o comando da Saúde, dos cargos de confiança, passam a ser de sua responsabilidade ou, não terá o seu apoio à reeleição. Todos os cargos de confiança da secretaria de Saúde hoje, foram nomeados pelo vereador Carlinhos Ramos. O médico não compactua com as ingerências do ex secretário que hoje é total na pasta. Aqui ele usa a secretaria para fazer a sua base política. Quem manda e desmanda aqui é ele”, assegurou a fonte que pediu para não ser identificada por medo de retaliações.

Quem vai assumir e tentar ‘salvar’ a secretaria de Saúde, a pedido de Alcides, é o enfermeiro João Vicente que já exerceu a função de diretor do Hospital José Henrique de Lima. O enfermeiro é também auditor de contas e profundo conhecedor de finanças, compras e licitações e promete rever todos os contratos da secretaria. Pelo visto após empossado, a primeira ação do secretário será trocar o ordenador de despesas da pasta.

A atual secretária de Saúde, enfermeira Fabiola Salvador, que não é concursada e sim contratada pelo município,  terá que ceder o cargo para atender aos acordos políticos do Prefeito Dhoni e voltará para um dos PSFs da cidade.

Apresentação1-1-777x437

Fonte: Jornal do Sertão.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e tem como foco: informação com responsabilidade e coerência.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta