Escolas estaduais de Pernambuco também vão fechar no Carnaval

Como na rede privada de ensino, as escolas estaduais de Pernambuco também não vão abrir durante o Carnaval deste ano. O pedido feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), no início desta semana, ao secretário estadual de Educação, Marcelo Barros.

Na manhã desta quinta-feira (11), ele informou à entidade que atenderá o pleito e determinará que não haja aulas nem presenciais nem remotas nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro nos colégios estaduais. Mas o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, suspendeu o ponto facultativo para os servidores devido à pandemia de Covid-19.

“Há uma movimentação grande de alunos que pegam ônibus, assim como de professores. Solicitamos que as aulas presenciais e remotas fossem suspensas durante o Carnaval. O secretário disse que falou com a Undime e a Amupe e concordou em fechar as escolas estaduais nesses dias”, explica a vice-presidente do Sintepe, Ivete Caetano.

A Undime é a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, ou seja, reúne os secretários de Educação das prefeituras. A Amupe é a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), entidade que agrega os prefeitos.

“Orientamos a categoria para ficar em casa nesses dias, respeitar o isolamento social. Temos que contribuir para não aumentar ainda mais os índices da pandemia”, comenta Ivete.

Segundo ela, há cerca de 37 mil trabalhadores em educação ativos na rede estadual de ensino, dos quais 27 mil são docentes. As escolas têm cerca de 575 mil alunos. O ano letivo começou, no formato híbrido, no dia 4 de fevereiro.

FUNCIONAMENTO

A Secretaria Estadual de Educação informa que apesar de as escolas não funcionarem no Carnaval, o setor administrativo da secretaria, assim como as Gerências Regionais de Educação (GREs) terão funcionamento normal entre 15 e 17 de fevereiro

“Nesse período, as escolas seguirão o calendário escolar que estabelece o período de Carnaval como dias não-letivos”, ressalta a secretaria, por meio de nota.

O órgão diz ainda que esse calendário foi definido e publicado em portaria em dezembro do ano passado. E que a construção dele passou por discussão com Conselho Estadual de Educação, Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Municipais de Pernambuco), Sintepe, Undime e Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação).

A secretaria informa também que os alunos poderão usar a plataforma Educa PE e o Conecta Aí, programa do governo estadual que fornece pacote de dados para acesso à internet. E destaca que as escolas “vêm reforçando junto aos estudantes a importância das medidas de biossegurança necessárias ao enfrentamento da covid-19, que devem ser mantidas também durante esses dias que não terão aulas”.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário