Embrapa Semiárido envia nota de esclarecimento sobre o transporte dos estagiários.

Em atenção à veiculação de notícia a respeito da utilização do serviço de transporte da Embrapa Semiárido pelos bolsistas, a Embrapa encaminhou uma nota de esclarecimento, a qual a qual gentilmente de divulgaremos no mesmo espaço em respeito aos nossos leitores.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A respeito de notícia veiculada nesse meio de comunicação sobre a utilização do transporte da Embrapa Semiárido, esclarecemos que a Empresa disponibiliza o serviço para seus empregados, conforme previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), além de se responsabilizar pelo transporte dos estagiários. Adicionalmente, disponibiliza as vagas remanescentes para os bolsistas de pós-graduação, ainda que os contratos celebrados entre a Empresa e as instituições de ensino não contemplem a obrigatoriedade do serviço.
Em razão do corte de 55% do orçamento da gestão estabelecido pelo Governo Federal para o ano de 2019, a Empresa precisou realizar adequações no serviço de transporte, reduzindo uma das linhas de ônibus. Os ajustes também levaram em consideração a redução no quadro de funcionários, após o desligamento de 51 empregados, por meio do Plano de Desligamento Incentivado (PDI).
Visto que os ônibus percorrem cinco itinerários diferentes, a gestão da Empresa solicitou aos bolsistas a colaboração para que estes utilizem as linhas em que haja vagas disponíveis. Até o momento, no entanto, nenhum estudante deixou de ser atendido pelo transporte da Empresa.
A Embrapa Semiárido reconhece e valoriza a contribuição de todos os seus bolsistas, cujo trabalho é fruto de importante parceria com as instituições de ensino da região, na qual a Empresa oferece sua infraestrutura de pesquisa e seu quadro de especialistas. Mesmo com as dificuldades impostas pelas restrições que vem enfrentando, todo esforço possível tem sido feito para manter a normalidade das atividades de pesquisa.
_______________________________
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Semiárido
(87) 3866-3734

Lorota. Os estudantes ficam esperando pra vê se tem vaga. Foi dito que podem descer em qualquer ponto pra dá lugar a um empregado. Disseram também pra não reclamar. Pura humilhação.
Pedro Gama gosta de perseguir o mais fraco nas dificuldades orçamentárias. Fez o mesmo quando demitiu empregados terceirizados no governo Temer. Pura covardia.
Pedro Gama implanta o terror na Embrapa, intimidando pesquisadores que condenam a humilhação com pós graduandos. Pesquisa não combina com ditador. #forapedrogama