A 11ª edição da Campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”, que acontecerá no dia 03 junho, deu a largada. A primeira reunião aconteceu na última sexta-feira (16), na sede da prefeitura. A edição deste ano terá como tema ‘Velho Chico: Revitalizar o Rio, preservar riquezas’.
Além do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio (CCR), Cláudio Ademar, acompanhado de membros da CCR, entre eles, Thaís Guimarães, o encontro contou com a presença do prefeito Vilmar Cappellaro e sua equipe de secretários e coordenadores.
A reunião foi o primeiro passo para iniciar a organização do evento que é realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), em parceria com a prefeitura de Lagoa Grande, no dia 03 junho, Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco.
O prefeito Vilmar Cappellaro destacou a importância de Lagoa Grande sediar o evento. “O tema deste ano tem tudo a ver com a nossa região. Estamos no Vale do São Francisco onde há uma alta produção que só é possível porque temos o Rio São Francisco. Por isso, cuidar dele é tão importante, é garantir vida nessa região toda que depende dele diretamente”, afirmou o prefeito.
O coordenador da CCR, Cláudio Ademar, lembrou que a campanha vai abordar as riquezas do Rio São Francisco, o que é gerado a partir das suas águas, seja pela cultura, tradição, música e também pela produção de alimentos. “O objetivo é apresentar as riquezas produtivas, naturais e culturais do Velho Chico. Nosso objetivo é sensibilizar sobre a necessidade de preservar e revitalizar o rio, garantindo sua sustentabilidade para as gerações futuras”, explicou.
Novos encontros devem acontecer para o planejamento da campanha no Submédio e elaboração da programação oficial. Participaram ainda da reunião representantes das secretarias de educação, saúde, assistência social, governo, procuradoria-geral, gabinete e vereadores; além do presidente da colônia de Pescadores e do membro do Conselho Gestor do Açude saco II.