Coronavirus: Secretaria da Saúde e Vigilância Sanitária de Lagoa Grande continuam testando a população

Seguindo todos os protocolos do ministério da Saúde e em conformidade com as recomendações das autoridades internacionais e para dar mais tranquilidade e segurança à população, quase todos os servidores da Atenção Básica da Saúde e do Hospital Municipal José Henrique Lima, já foram testados para o Coronavirus. Mais 191 testes em profissionais de nível superior e médio, além de ASGs, motoristas, Agentes Comunitários de Saúde e recepcionistas que estão trabalhando na atenção primária no combate ao Coronavírus já foram realizados. As testagens são definidas pela própria equipe responsável, de acordo com a escala e organização de cada setor. Conforme preconiza a OMS, os testes continuarão sendo realizados apenas, em profissionais que apresentarem algum sintoma gripal ou tiverem mais de 10 dias do início dos sintomas.

Saúde 6

Alguns esclarecimentos

Os testes rápidos (IgM/IgG) não têm função de diagnóstico (confirmação ou descarte) de infecção por Covid-19. É utilizado apenas, para rastreamento de sintomáticos respiratórios pela equipe da secretaria da Saúde para melhor contingenciar o distanciamento social e, reduzir os impactos da infecção por contato. Pesquisadores em diferentes países, ainda não sabem por quanto tempo os anticorpos IgM e IgG para Covid-19 permanecem no metabolismo humano, se a pessoa uma vez contaminada volta a repetir os sintomas. Diferentes vacinas estão sendo produzidas e testadas em vários laboratórios do mundo.

Saúde 2

O cronograma dos testes

Todos os profissionais que estão trabalhando direto ou indiretamente no combate ao Coronavírus serão testados, porém aqueles profissionais que estão afastados por alguma comorbidade ou idade só será testado se apresentarem sintomas gripais. Todos os pacientes sintomáticos são acompanhados pela equipe de Saúde, Vigilância Sanitária, da família e de médicos do hospital Municipal. Todos os pacientes também direcionados pelo APP (aplicativo) “Atende em CASA”, recebem prioridade na testagem conforme avaliação dos profissionais. Com isso, tanto nas testagens por swab (teste padrão ouro de diagnóstico), quanto por teste rápido, são agendados em dias e horários com a supervisão da secretaria.

ASCOM – PMLG. 

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário