Codevasf investe na mecanização da agricultura familiar em municípios do Piauí e Maranhão

Cerca de 2,5 mil agricultores familiares de municípios piauienses foram beneficiadas com o acesso a patrulhas agrícolas repassadas no mês de junho pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A entrega dos equipamentos foi realizada pela 7ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Teresina. Os investimentos da Companhia na mecanização agrícola em municípios piauenses foram realizados por meio de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União (OGU) no valor de R$ 1,5 milhão.

Codevasf investe na mecanização da agricultura familiar em municípios do Piauí 2.jpeg

As patrulhas mecanizadas são compostas por um trator de 75 CVs, 4 x 4, e implementos como grades aradoras, carretas tanques e carretas agrícolas de madeira. Os equipamentos devem ser utilizados nas etapas de preparação da terra, transporte da produção agrícola para os pontos de comercialização e transporte de cargas e insumos. Já as carretas tanques deverão possibilitar o trabalho de coleta, armazenamento e fornecimento de água às famílias nos períodos de secas, comum na maioria das regiões atendidas.

Codevasf investe na mecanização da agricultura familiar em municípios do Piauí

Ao todo, treze organizações de agricultores familiares do Piauí foram beneficiadas com o acesso à mecanização agrícola: Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Assentamento 17 de Abril (Atra -17), de Teresina; Instituto Cultural dos Vaqueiros Piauienses, de Campo Maior (PI); Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Almessegas, em Pau d’Arco (PI); Associação de Pequenos Produtores de Pau Pombo, em Boa Hora (PI); Associação dos Agricultores do Assentamento Renascer, em Cabeceiras (PI); Associação dos Vaqueiros da Fazenda Bom Jardim, em Rio Grande (PI); Associação dos Vaqueiros de Colônia do Gurguéia, em Colônia do Gurguéia (PI); Associação de Desenvolvimento Comunitário Sustentável do município de Alto Longá, em Alto Longá (PI); Associação de Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Angico Torto, em Picos (PI); Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos da Região de Simões, em Simões (PI); Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Sigefredo Pacheco, em Sigefredo Pacheco (PI); Associação Comunitária da Caeira, em Nazária (PI); Associação dos Trabalhadores do Assentamento Josué de Castro, em Buriti dos Lopes (PI).

No Maranhão.

Um levantamento da 8ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) aponta que, somente de abril a junho de 2020, foram assinados mais de 40 termos de doação para a entrega de equipamentos destinados ao apoio à agricultura familiar em 34 municípios maranhenses. Os recursos federais são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), repassados à Codevasf por meio de emenda parlamentar, e ultrapassam R$ 7 milhões.

O objetivo dessas ações é beneficiar sobretudo pequenos agricultores, que não deixaram de ser atendidos mesmo durante esse período de pandemia de Covid-19. “Estamos dando prosseguimento às ações de fortalecimento da cadeia produtiva na zona rural do Maranhão. Continuamos ampliando o acesso a equipamentos que possibilitam a geração de renda para centenas de famílias”, afirma o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga.

Entre os equipamentos doados estão patrulhas agrícolas, retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, caminhões com carroceria de madeira, caminhões baú frigorífico, fábricas de gelo, barracas de feira, freezers, barcos com motores de popa e kits de irrigação com caixas e bombas d’água. Tais equipamentos permitirão o escoamento da produção, a escavação de taques de piscicultura, o desenvolvimento da atividade pesqueira, a irrigação de pequenas hortas e a preparação do solo para o plantio de diversas culturas, bem como o acondicionamento e a exposição adequada dos produtos em feiras e mercados municipais.

Outra linha de ação importante engloba a entrega de kits ambientais mediante acordos de cooperação técnica com entidades voltadas à preservação e à recuperação das nascentes dos rios maranhenses.

Dentre os municípios atendidos nesse período estão: Afonso Cunha, Alcântara, Água Doce do Maranhão, Amarante do Maranhão, Arari, Barra do Corda, Cachoeira Grande, Cedral, Colinas, Codó, Gonçalves Dias, Graça Aranha, Humberto de Campos, Imperatriz, Lagoa Grande do Maranhão, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Luís Domingues, Mirador, Miranda do Norte, Morros, Nina Rodrigues, Paraibano, Penalva, Pindaré-Mirim, Peri Mirim, Pinheiro, Ribamar Fiquene, São João dos Patos, São Luís, São Luís Gonzaga do Maranhão, Timon e Vitorino Freire.

A 3ª Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina está na preparação para entrega de equipamentos nas próximas semanas em varias cidades de Pernambuco, Lagoa Grande está na lista. O objetivo da ação é amenizar as dificuldades enfrentadas principalmente pela população em condições de maior vulnerabilidade no estado.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário