Cidades do estado de Pernambuco terão eleição para prefeito no próximo dia 30; veja quais
Eleitores de dois municípios do estado de Pernambuco terão eleições suplementares para prefeito no mesmo dia do 2º turno das eleições gerais de 2022. São eles: Pesqueira, no Agreste, e Joaquim Nabuco, na Mata Sul. Isso acontece porque os prefeitos dessas cidades tiveram seus mandatos cassados pelo TRE-PE.
Dessa maneira, no momento, Pesqueira e Joaquim Nabuco estão sendo administrados pelos presidentes das Câmaras de Vereadores de cada cidade. Os novos prefeitos eleitos vão gerir os municípios por 2 anos.
Essa é a primeira vez que uma eleição suplementar acontece no mesmo dia de uma eleição geral. O ex-prefeito de Pesqueira, Cacique Marquinhos, foi eleito em 2020 com 51,60%, 17.654 votos. O mesmo se tornou inelegível por conta de crime contra o patrimônio privado no ano de 2003.
Já o prefeito e vice-prefeito de Joaquim Nabuco, Neto Barreto (PTB) e Eraldo Veloso (MDB), foram eleitos com 52,32%, 5.498 votos, mas foram condenados por compra de votos e abuso de poder econômico em maio deste ano.
Em 2022 duas cidades possuem 50.776 eleitores (Pesqueira) e 13.574 (Joaquim Nabuco).