BMW apreendida com filho do ‘Careca do INSS’ era de esposa de ministro do TCU


Um veículo apreendido em abril pela Polícia Federal na casa do filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”,pertencia à esposa do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jhonatan de Jesus.

A informação foi revelada pelo portal “Metrópoles” e confirmada pela TV Globo.

O veículo, uma BMW X1, foi um dos seis carros – alguns de luxo – apreendidos na residência do filho de Antunes, onde também foram encontradas duas motos.

Em nota divulgada pelo TCU, o ministro informou que o veículo, em nome de sua esposa, havia sido vendido no dia 27 de março – pouco menos de um mês antes da operação, em 23 de abril – em negociação “intermediada por terceiro” e que “nenhum contato direto foi mantido entre os proprietários e os compradores.” (veja a íntegra ao fim desta reportagem)

“A venda do veículo foi realizada com total transparência, legalidade e regularidade, de maneira rotineira, sem qualquer relação com os fatos investigados na mencionada operação da Polícia Federal”, diz a nota.

Figura chave

A apreensão foi parte da operação Sem Desconto, que investiga fraudes e descontos indevidos em benefícios do INSS. Antunes, um dos alvos da operação, é apontado pelos investigadores uma figura chave no esquema.

A PF afirma que associações que oferecem serviços a aposentados cadastravam pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS. O prejuízo, entre os anos de 2019 e 2024, pode chegar a R$ 6,3 bilhões.

Sócio de 22 empresas, ele é apontado como lobista para as entidades que realizavam os descontos de mensalidades. A PF investiga ainda a possibilidade de que ele tenha realizado pagamentos a servidores do INSS também alvos da operação.

Nesta terça-feira (20), outros cinco carros de luxo foram apreendidos pela PF em uma garagem em Brasília. Os veículos também estariam ligados a empresas de Antunes – a polícia chegou aos carros após informações da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que recebeu uma denúncia anônima.

Veja íntegra da nota divulgada pelo ministro Jhonatan de Jesus:

Em relação à reportagem publicada pelo portal Metrópoles, que menciona a apreensão de um veículo BMW anteriormente registrado em nome da esposa do Ministro Jhonatan de Jesus, esclarece-se o que segue:

O referido veículo foi vendido de forma legítima e regular no dia 27 de março de 2025, com o pagamento efetuado mediante transferência bancária direta para a conta da Sra. Thallys Mendes dos Santos de Jesus, às 10h06 daquela data. À época da venda, o automóvel possuía pendências relativas a licenciamento e multas, as quais foram devidamente quitadas pela própria vendedora, condição necessária para a emissão do Documento Único de Transferência (DUT) e da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), ambos expedidos posteriormente.

Concluída essa etapa, o veículo foi regularmente transferido junto ao DETRAN/DF, tendo a transação sido finalizada de acordo com os trâmites legais. Cabe ressaltar que a vistoria e efetivação da transferência documental perante o órgão de trânsito são de responsabilidade exclusiva do comprador.

Importante destacar que a negociação foi intermediada por terceiro, que ofereceu o veículo à empresa interessada. Nenhum contato direto foi mantido entre os proprietários e os compradores, e toda a documentação foi conduzida por despachantes legalmente constituídos, conforme prática usual em transações dessa natureza.

Dessa forma, a venda do veículo foi realizada com total transparência, legalidade e regularidade, de maneira rotineira, sem qualquer relação com os fatos investigados na mencionada operação da Polícia Federal.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário