VÍDEO: Com tom raivoso, Pastor Silas Malafaia diz que Bolsonaro deve convocar as Forças Armadas para ‘botar ordem na bagunça do Alexandre de Moraes’
O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, postou um vídeo em uma de suas redes sociais para defender que Bolsonaro convoque as Forças Armadas. O pastor defendeu sua fala alegando que é para “botar ordem na bagunça do Alexandre de Moraes”.
Segundo Malafaia, principal aliado do presidente Bolsonaro no meio evangélico, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, quer dar um golpe se valendo da censura e cerceamento da liberdade de expressão. Malafaia que após a vitória de Lula (PT) no segundo turno disse que “a vontade soberana do povo se estabeleceu”, pelo visto mudou de pensamento. Veja o vídeo abaixo
Ver essa foto no Instagram
O pastor propôs ainda que Bolsonaro use o artigo 142 da Constituição para “justificar” um eventual golpe dos militares contra outros Poderes.
O artigo 142 diz: “As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.
A análise equivocada do artigo 142 da CF já foi completamente derrubada por um parecer da Câmara dos Deputados do ano de 2020. O documento diz que nenhum dispositivo constitucional e legal faz referência a uma suposta atribuição das Forças Armadas para o arbitramento de conflitos entre Poderes. “Jamais caberá ao presidente da República, nos marcos da Constituição vigente, convocar as Forças Armadas para que indiquem ao Supremo Tribunal Federal qual é a interpretação correta do texto constitucional diante de uma eventual controvérsia entre ambos”, disse o parecer.
A interpretação distorcida do artigo 142 feita pelo pastor Silas Malafaia traz à tona outro tema. Qual a preocupação que o pastor possui com o novo governo do presidente Lula? Depois de ter sido eleito democraticamente pelo povo brasileiro, Lula assume o comando do Brasil a partir de janeiro de 2023. Tem caroço nesse angu!