Vídeo com imagens de água vazando pelas comportas da Barragem de Sobradinho assusta ribeirinhos; Chesf diz que a situação é normal
Vídeos divulgados nas redes sociais do Vale do São Francisco, mostram o agito das águas que escorrem pelas comportas do reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, no Norte da Bahia, que está operando com 100% de sua capacidade desde o dia 01 de abril. A última vez que a marca havia sido alcançada foi em 2009, há treze anos.
A publicação, anunciada como um “flagrante”, causou pânico em alguns ribeirinhos, como alertou o Presidente da Associação de Moradores do bairro Angari, em Juazeiro, Neguinho do Angari, em contato com o Portal Preto no Branco.
Ver essa foto no Instagram
“O povo ribeirinho está em pânico, após a circulação destes vídeos. Parece que a força da água está arrebentando um portão. Se isso for verdade, a situação é muito séria. Temos que saber o que realmente está acontecendo para tomarmos uma atitude. Que Deus tenha misericórdia de toda a cidade”, declarou Neguinho.
O bairro Angari foi um dos atingidos pela cheia do rio São Francisco durante os meses de janeiro e março deste ano, quando a vazão da barragem se manteve em 4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s). Atualmente, a vazão é 2,3 mil m³/s.
Diante da preocupação dos ribeirinhos, o Portal Preto no Branco procurou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) para esclarecer a situação. Uma fonte ligada ao órgão explicou que essa situação é normal e se dá devido ao movimento das águas dentro do reservatório. “Não tem nenhuma demonstração de risco para barragem, e não também nenhuma demonstração de risco de transbordamento das águas. Esta é uma situação absolutamente normal “, esclareceu.
O que diz a Chesf
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) elevou, no último dia 15 de abril, a vazão defluente (água de saída) de Sobradinho, de 1.500 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 2.300 m³/s, devido à ocorrência de chuvas sobre a região do reservatório, que se encontra em seu armazenamento máximo e em condições normais de operação.
A Companhia ressalta que todos os seus empreendimentos hidrelétricos estão em condições seguras, operando em total normalidade, sendo monitorados de forma contínua, com procedimentos de inspeção local e avaliação dos instrumentos de segurança.
A Empresa informa que a situação hidrológica é permanentemente avaliada, podendo haver alterações nas defluências ora praticadas, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco e conforme as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.