VÍDEO: avião balança com rajada de vento e arremete ao tentar pousar
Um vídeo gravado no fim da tarde de quinta-feira (7) mostra o momento em que um avião da Companhia Azul arremete voo ao tentar pousar no aeroporto regional de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, devido a rajadas de vento. Assista ao vídeo abaixo.
Nas imagens, é possível ver que a aeronave balança bastante e, no momento em que se aproxima da pista de decolagem, um lado toca o chão antes do que o outro, momento em que o avião arremete e o levanta voo novamente.
Na aeronave que vinha do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e tinha pouso previsto para pouco depois das 17h, estavam 48 passageiros e tripulantes. Ninguém se feriu.
Ver essa foto no Instagram
Procedimento normal de segurança
Segundo a diretora do Departamento do Transporte Aéreo do aeroporto, Elenice Catafesta Smiderle, devido ao “vento de través” registrado no momento do pouso, a aeronave teve sua aproximação perdida, precisando arremeter como medida de segurança, considerada normal na aviação.
“O procedimento realizado é normal e de segurança. […] O piloto em comando demonstrou habilidade e conhecimento de causa, refazendo o circuito para a segunda e bem-sucedida aproximação, pousando a aeronave em solo pato-branquense”, explicou Elenice.
Vento de través é o “vento que sopra cruzado a trajetória de decolagem ou pouso, ou ainda, a trajetória de voo de um avião”, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De acordo com registros do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) as rajadas de vento na cidade tiveram uma média diária de pouco mais de 36km/h.
Com o voo arremetido, a aeronave pousou, após nova tentativa, às 17h54. Às 18h35 a aeronave decolou com destino a Guarulhos, sem intercorrências.
Em nota a Azul Linhas Aéreas informou que a aeronave precisou arremeter ao tentar pousar no aeroporto “por conta das condições climáticas adversas”, mas que na sequência, com melhoras nas condições, a aeronave pousou em segurança e o desembarque dos clientes aconteceu normalmente.
“A Companhia reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Azul”, finalizou a companhia em nota.
Fonte g1 PR