Sem credibilidade: consulta pública do Governo Federal sobre vacinação de crianças permite CPF 111.111.111-11

A consulta pública sobre vacinação de crianças aberta pelo Ministério da Saúde não faz qualquer validação dos dados de cadastro. É possível participar com CPF falso e também votar várias vezes. A equipe de O Antagonista tentou e conseguiu enviar um formulário com o CPF ‘123.456.789-00’. Mesmo ao usar um CPF verdadeiro, é possível reutilizá-lo para preencher o formulário de novo.

O formulário pede que a pessoa cadastre um e-mail. Nada foi enviado até agora para esse e-mail, ou seja, a pasta não tem como saber se o e-mail pertence mesmo a quem está preenchendo o formulário.

O formulário também não usa mecanismos do tipo ‘captcha’, usados para impedir que programas (também chamados bots ou robôs) acessem informações ou preencham formulários automaticamente. Para acessar um currículo Lattes ou fazer uma consulta ao Imposto de Renda, por exemplo, é preciso passar por um ‘captcha’.

 

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário