Secretária Ana Araújo concede entrevista e fala sobre os avanços da saúde de Lagoa Grande

Em entrevista, na tarde da terça-feira (22), na Rádio Rio Vermelho FM, a secretária de saúde, Ana Araújo, respondeu uma série de perguntas dos apresentadores e dos ouvintes. Ana Araújo destacou que assim que assumiu a pasta foi feito um diagnóstico sanitário para conhecer a situação real da saúde em Lagoa Grande, e dar continuidade aos serviços prestados.

“O SUS é feito de desafios e complexidades, não importa a cidade, pequena ou grande! Fomos abraçados por nossa prefeita e uma das recomendações é que a gente faça a melhor saúde para o povo de Lagoa Grande”, disse Ana.

Quando questionada sobre a oferta de medicamentos, a secretária disse em primeira mão que a população lagoa-grandense será beneficiada em breve com a inauguração da Farmácia Municipal. “Assim que assumi, uma das falas fortes da nossa prefeita foi em relação aos medicamentos”, disse. Ana destacou que as unidades estão todas abastecidas e a orientação é que os medicamentos de responsabilidade do município não devem faltar.

Ainda sobre medicamentos, a secretária disse que existe uma conversa com a VIII Geres para trazer a equipe da Farmácia estadual duas vezes por mês, para atender os pacientes de competência do estado na cidade de Lagoa Grande.

Ana Araújo também falou da importância do trabalho dos agentes de saúde e endemias e disse que esses profissionais possuem uma missão primordial, pois conhecem os moradores da área de atuação. “Esses profissionais desenvolvem um papel muito importante e devemos aplaudir quando cumprem com suas demandas”, disse.

Quando perguntada sobre as estruturas das unidades, a secretária pontuou que a pedido da prefeita, foi feito um levantamento, com a presença de vereadores e outros servidores, para reforma do Hospital José Henrique de Lima. Ana lembrou que o levantamento foi encaminhado ao governo do estado. “Nosso hospital vai chegar em um patamar regional, sabemos que isso já acontece, pois, mesmo com recursos apenas do município, atendemos pacientes de várias cidades”, disse. A secretária também falou em ampliar os atendimentos com novas especialidades e melhorias nas Salas Vermelha, Amarela e Verde do hospistal.

O ponto alto da entrevista foi quando a secretária comentou sobre a construção da UBS no povoado de Vermelhos e disse que a unidade vai ampliar o raio de atendimento. Ana também falou do avanço do TFD – Tratamento Fora de Domicílio, com a disponibilidade do micro-ônibus e da casa de apoio em Recife.

Campanha de vacinas e temas como atendimento de pessoas com deficiência, como o espectro autista e entre outras foram esclarecidas pelas gestora da saúde, evidenciando que Lagoa Grande oferta atendimentos de psicólogos, fisioterapeuta e outros profissionais no Caps, Ceame e eMulti.

Nas considerações finais, Ana Araújo agradeceu aos apresentadores Felipe Antônio e Adauto Nogueira pelo espaço aberto, e a companhia do vice-prefeito Olavo Marques, da servidora Samara Martins e do Secretário Silvio Rodrigues, e frisou em um trecho da entrevista: “é satisfatório a gente saber que em Lagoa Grande tem uma prefeita que prioriza e incentiva a fazer saúde de qualidade para o povo. Lagoa Grande terá a melhor saúde pública da história”.

Foto: Santiê Comunicação

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário