Repercussão negativa faz ministro de Bolsonaro negar que a União vai tirar Noronha de PE; site da AGU desmente Machado
A repercussão negativa do Governo Federal sobre o imbróglio da federalização de Fernando de Noronha fez o ministro de Turismo, Gilson Macho, ir às redes sociais tentar amenizar a situação com os eleitores pernambucanos. Gilson nega veemente que a União queira arrancar judicialmente Fernando de Noronha do estado.
Mas uma matéria publicada no site oficial da da Advocacia-Geral mostra que o ministro está equivocado. Em um trecho da matéria publicada em: https://www.gov.br/agu/pt-br, confirma a mentira descarada de Machado. O texto diz: “A Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou nesta sexta-feira (25), no Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação cível ordinária com pedido de liminar para que o Estado de Pernambuco cumpra o Contrato de Cessão de Uso da Ilha de Fernando de Noronha. A Advocacia-Geral ainda requer o reconhecimento da titularidade dominial da União quanto ao Arquipélago de Fernando de Noronha”.
O ministro de Turismo, Gilson Machado disse: “Sobre a ação ajuizada no STF, a respeito de Fernando de Noronha, a AGU esclarece que: AGU ajuizou uma ação para que o estado de Pernambuco cumpra o contrato de cessão de uso da ilha de Fernando de Noronha, assinado em 2002 entre a União e Pernambuco. A União não pede em momento algum, a federalização de Fernando de Noronha e nem a administração política do território. Mas, sim, que se cumpra o contrato”, diz em um trecho do vídeo e veja ele completo clicando aqui
Pelo visto, o ministro Gilson Machado, provável candidato de Bolsonaro por Pernambuco, esqueceu de articular sua resposta com o site da AGU, e passou vergonha ao divulgar o vídeo nas redes sociais.