Quem invadiu Brasília é ou não bolsonarista? Saiba o porquê
A invasão dos três Poderes em Brasília ainda é o assunto mais comentado nos principais meios de comunicação do país. Mas uma pergunta fica no ar: Qual adjetivo deve ser usado para os invasores? Terroristas? Golpistas? Vândalos? Criminosos? Baderneiros? Manifestantes? Arruaceiros? Bolsonaristas? Ou outro?
Uma coisa é certa, o rastro de destruição deixado pela invasão é incalculável e as consequências virão para os envolvidos no ato. Mas segundo uma pesquisa, a invasão contou com a presença de aproximadamente cinco mil pessoas, a maioria delas vestidas de verde e amarelo. Mas, afinal, os invasores são bolsonaristas ou não?
Na eleição do segundo turno, Bolsonaro teve 58.156.292 votos; Lula teve 60.284.640. Logo, na invasão em Brasília tinha a presença de pelo menos 10% dos que se intitulavam bolsonaristas. Ou seja, não podemos cravar com propriedade que os invasores representam a voz do povo que votou em Bolsonaro, mas existem fortes indícios de que foram eleitores de Bolsonaro. Não há como negar a relação deles com um bolsonarismo fanático, a maioria deles se filmaram e postaram em suas redes sociais como grandes troféus e criaram provas contra si. Sobre a pergunta no início do artigo, qual seria sua resposta?