Políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes foi tema central do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF em Lagoa Grande
A Prefeitura de Lagoa Grande, por meio da Comissão Intersetorial do Selo Unicef e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), realizou, nesta terça-feira (22), o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2021-2024. O evento foi realizado no formato híbrido e contou com a parceria das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.
O 1º Fórum reuniu o prefeito Vilmar Cappellaro, vereadores, secretários, STR, Conselho Tutelar, Conselho de Desenvolvimento Rural e representante da sociedade, para planejar as políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das crianças e adolescentes que deverão ser consolidadas e ampliadas pelo município ao longo dos próximos anos. Para o prefeito Vilmar Cappellaro o evento foi um momento imprescindível na construção coletiva e no planejamento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.
“Quando firmamos essa parceria com o Selo Unicef, atribuímos uma responsabilidade a todos os secretários, é um trabalho em conjunto. Dos quase seis mil municípios no Brasil, Lagoa Grande está na lista dos pouco mais de dois mil que aderiram ao Selo. Lutar pelo Selo é muito importante, mas criar políticas públicas em benefício para as nossas crianças e nossos adolescentes está acima de tudo”, destacou o prefeito.
Após a composição da mesa e do discurso do prefeito e dos demais membros que compuseram a mesa, os participantes se organizaram e discutiram em quatro câmara temáticas, os seguinte temas: Desenvolvimento infantil na 1ª infância e desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida; Educação de qualidade para todos e hábitos de higiene e acesso à água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; prevenção e respostas às violências contra crianças e adolescentes e proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços intersetoriais e Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens e eixo de participação cidadã e gestão por resultados.
O 1º Fórum foi encerrado com a apresentação das Câmara Temáticas pelos facilitadores e redatores que expuseram as metas e resultados sistemáticos que foram aprovados pela plenária. O encontro contou ainda com a apresentação cultural com o coral e música dramatizada.