Fim do berçário no Programa Nova Semente em Petrolina indigna pais
As creches do Programa Nova Semente em Petrolina, iniciarão o ano de 2019, sem turmas de berçário (que atendem a crianças de três meses a 1 ano e meio). O fechamento de vagas pela prefeitura do município, segundo informações, faz parte de uma reorganização que pretende garantir a ampliação de matrículas de crianças de 4 e 5 anos.
As unidades passarão a oferecer vagas apenas para bebês maiores, a partir de 10 meses de idade.
A mudança deixou a professora Joelma da Silva da Conceição, de 33 anos, indignada. Sua filha, Beatriz, de 6 meses, não poderá frequentar a creche. A prefeitura diz que o problema será resolvido com a entrega de novas creches.
Ela conta que a unidade do Nova Semente no seu bairro, é a única creche perto de sua casa e que procurou, creches da região, mas, sem sucesso. Com a nova decisão da prefeitura de Petrolina, sua vida vai ter que passar por uma nova adequação, já que é viúva, e não tem parentes próximos. “O que eu faço então? Em 2019 eu não trabalho? Francamente estou indignada”, questiona.
Ontem, 25, em um hotel da cidade, mais de 600 mulheres do Nova semente, assinaram suas dispensas, e as novas contratadas, segundo informações que o Blog obteve, serão contratadas em tempo hábil para o início do ano letivo.
O programa Nova Semente foi criado especialmente visando as crianças menores. Com a nova decisão, o programa vai ficar claudicante, e perderá sua essência. Veremos quais serão as decisões a serem tomadas pela secretaria de Educação em Petrolina.
POR: Cauby Fernandes
