Para vereador: MDB e SD serão os grupos da morte. DEM e PSB não terá uma eleição fácil.

A eleição desse ano está deixando muitos pré-candidatos de Lagoa Grande 24h por dia com o caderno e a caneta à mão, também não é para menos, a busca por um voto ou uma das cadeiras da Câmara de Vereadores será muito complicado. Serão muitas contas para fazer e um verdadeiro salve-se quem puder!

Em 2016 foram 14.325 votos válidos, ou seja, o quociente eleitoral foi de aproximadamente 1300 votos.

Devido a nova regra eleitoral, apenas 4 partidos vão entrar na briga. DEM, MDB, SD e PSB são os protagonistas da vez. Ao dividir os votos válidos pelos os 4 partidos, vamos supor que as projeções dos votos válidos e o quociente permaneça inalterado. Assim, apresentamos o seguinte cenário.

PARTIDO Nº DE VOTOS Q. ELEITORAL CADEIRAS
DEM 3.900 1.300 3
MDB 3.900 1.300 3
SD 3.900 1.300 3
PSB 2.625 1.300 2
Total 14.325 11

O blog separou 20 nomes, os 11 vereadores eleitos em 2016 e 9 pré-candidatos de todos os partidos, vale destacar que ambos já sinalizaram em algum momento que estariam na disputa, vamos aos nomes:

  • DEM: Carlinhos, Lindaci, Edinaide Nunes, Maximiano e Iara;
  • MDB: Ademar, Josafá, Edneuza, Fernando, Altamir e Milson;
  • SD: Alvanir, Nena Gato, Rosa de Erasmo, Professor Vavá e Nero;
  • PSB: Mantena, Werliane Araújo, Clésio Simões e Manoel do Adubo.

Nesta conjuntura, o MDB e o SD estão numa situação bem complicada, um vai querer passar por cima do outro. Os dois partidos possuem 4 vereadores eleitos, e com toda certeza os quatro não vão entrar, ou seja, alguém vai sobrar e ficar no caminho. Como diz no futebol, os dois partidos são os grupos da morte!

Já no caso do DEM e do PSB, a vida também não será tão fácil como se imagina. Ambos terão que batalhar muito para fazer uma votação expressiva, caso almejem duas ou três cadeiras.

Salientamos ainda que alguns nomes de grande expressão popular vão disputar a eleição e embolar ainda mais o jogo. Mas uma coisa é certa, em outubro saberemos os nomes das figurinhas que hoje ocupam uma das 11 cadeiras, e não vão obter êxito na eleição no dia 04 de outubro.

Vale destacar, por causa da suspensão dos trabalhos no cartório eleitoral de Lagoa Grande, devido ao novo Coronavírus, a diferença no eleitorado de 2020 em relação a 2016 não deverá ter muita alteração. Só para ter uma ideia, na eleição de 2018, houve apenas 13.220 votos válidos.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário