Operação conjunta na Vila Cruzeiro tem 11 mortos, diz PM

Pelo menos 11 pessoas morreram durante um confronto na Vila Cruzeiro, na Penha, na Zona Norte do Rio, na madrugada desta terça-feira (24). A Polícia Militar afirma que 10 dos mortos eram criminosos. Uma moradora também morreu, vítima de bala perdida.

Identificada como Gabriele Ferreira da Cunha, de 41 anos, ela foi baleada e morta na entrada da Chatuba, que fica ao lado da Vila Cruzeiro. Outras duas pessoas ficaram feridas e foram levadas para o Hospital Getúlio Vargas, também na Penha. Leia mais após a publicidade

Moradores relataram que começaram a ouvir tiros às 4h. 11 escolas da rede municipal precisaram ficar fechadas devido ao confronto, segundo a Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a PM, agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram atacados a tiros quando iniciavam uma “operação emergencial” na comunidade.

O objetivo era prender chefes do Comando Vermelho escondidos na Vila Cruzeiro. A polícia afirma que lideranças da facção em outras favelas do Rio — como Jacarezinho, Mangueira, Providência e Salgueiro (São Gonçalo) — e até de estados do Norte e do Nordeste também estão abrigados na Penha.

Policiais levam feridos para o Hospital Getúlio Vargas  — Foto: Reprodução/TV Globo

Policiais levam feridos para o Hospital Getúlio Vargas — Foto: Reprodução/TV Globo

Confrontos perto de mata

Um helicóptero blindado da PM dava apoio aos agentes em terra. Os confrontos se concentravam na parte alta da Vila Cruzeiro, perto de uma área de mata.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a moradora estava na Rua Dionísio, na Chatuba, na parte baixa do complexo, quando foi atingida.

Policiais apreenderam onze fuzis, quatro pistolas e uma granada.

Polícia apreende fuzis na Vila Cruzeiro  — Foto: Reprodução

Polícia apreende fuzis na Vila Cruzeiro — Foto: Reprodução

Helicóptero blindado da PM sobrevoa a Vila Cruzeiro — Foto: Reprodução/TV Globo

Helicóptero blindado da PM sobrevoa a Vila Cruzeiro — Foto: Reprodução/TV Globo

Policiais no alto da Vila Cruzeiro — Foto: Reprodução/TV Globo

Policiais no alto da Vila Cruzeiro — Foto: Reprodução/TV Globo

Tiros logo cedo

Os tiros começaram a ser ouvidos por volta das 4h.

“Quatro horas da manhã começou operação aqui na Vila Cruzeiro. Muito tiro, mas muito tiro mesmo. Os policiais do Bope entraram aqui com vários carros. E a bala tá comendo”, afirmou um morador.

Vídeos enviados ao Bom Dia Rio mostram blindados entrando na comunidade.

Blindado da polícia entra na Vila Cruzeiro — Foto: Reprodução

Blindado da polícia entra na Vila Cruzeiro — Foto: Reprodução

Blindado da polícia no meio da Vila Cruzeiroq — Foto: Reprodução/TV Globo

Blindado da polícia no meio da Vila Cruzeiroq — Foto: Reprodução/TV Globo

‘Realidade trágica’, diz Blaz sobre morte de moradora

Polícia busca criminosos de outros estados, diz porta-voz da PM sobre ação na Vila Cruzeiro

O tenente-coronel Ivan Blaz, porta-voz da PM, disse que os confrontos continuam e o objetivo é localizar criminosos de outros estados que se escondem na Vila Cruzeiro.

“Nesse momento ainda temos confrontos na área de mata. Na área construída estamos fazendo uma varredura com policiais do Bope e da Polícia Rodoviária Federal“.

“O objetivo ainda está mantido de buscar criminosos de outros estados que estão buscando abrigo aqui com essa facção criminosa, que opera na Vila Cruzeiro, no Jacarezinho, na Mangueira, na Providência e no Chapadão. Eles estão hospedando criminosos de outros lugares, entre eles, criminosos do Pará, que determinaram a morte de mais de 13 agentes públicos somente este ano”.

Segundo Blaz, o Comando Vermelho, facção criminosa da Vila Cruzeiro, é responsável pela maior parte dos confrontos no RJ.

“Precisamos desbaratar essa quadrilha que já é hoje responsável por mais de 80% dos confrontos armados do Rio de Janeiro. Essa facção criminosa que opera ali na região da Vila Cruzeiro atua numa campanha expansionista em todo o nosso estado”.

O tenente-coronel disse ainda que a morte da moradora da Chatuba é uma “realidade trágica“.

“Estamos falando de um confronto armado em que se usam armas de guerra, munições de alta velocidade, que cruzam longas distâncias. Segundo informações, ela teria sido atingida logo no início da operação quando criminosos estavam atacando os policiais. O sentido do tiro aponta para esse lado, a perícia já foi feita, já temos o corpo removido. Logicamente, esse resultado logo no início da operação já nos desestimula. Ele já é um fato lamentável, muito lamentável, uma família impactada por um resultado desse, da violência”.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário