MPPE certifica Lagoa Grande por cumprimento dos eixos do Cidade Pacífica e divulga ranking de pacificação dos municípios

O município de Lagoa Grande foi certificado pelo cumprimento dos eixos do programa Cidade Pacífica: com a entrega dos certificados na manhã desta sexta-feira (25) por meio de videochamada, em respeito ao isolamento social, a cidade de Lagoa Grande se une a Gravatá, Escada e Caruaru.

“O objetivo do trabalho dos servidores públicos deve ser o entendimento mútuo entre os órgãos para prestar um melhor serviço à população. Na área da segurança pública, isso é ainda mais necessário e, pelo que temos visto com a experiência do Cidade Pacífica, muito proveitoso quando bem executado. Por isso hoje estamos aqui para reconhecer o trabalho de Escada e Lagoa Grande, que puseram em prática ações de ordem preventiva para contribuir na redução nos índices de criminalidade”, afirmou o promotor de Justiça Luís Sávio Loureiro, que coordena o programa institucional Cidade Pacífica.

Na reunião, o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Capellaro, destacou o trabalho conjunto com a Polícia Militar de Pernambuco na temática da prevenção do uso de drogas e ressaltou que “a preocupação inicial era com a questão dos recursos, que são poucos; mas vimos que nem tudo exige dinheiro e focamos no trabalho de conscientização, que contou com bom apoio dos cidadãos”.

Além dos representantes dos municípios, também participaram da cerimônia virtual os promotores de Justiça Frederico Magalhães e Filipe Regueira, que atuam nas cidades de Escada e Lagoa Grande, respectivamente.

Ranking atualizado – O Ministério Público de Pernambuco atualizou os indicadores da avaliação dos 37 municípios que participam do Cidade Pacífica. A cidade com o mais alto índice é a de Granito e em segundo lugar está Santa Filomena. Ambas mantiveram suas posições do ranking passado. Em terceiro está Quixaba, seguida de Vertente do Lério, Ouricuri e Cabrobó. Esta edição do ranking contabiliza os dados até agosto de 2020.

O ranking tem como base os dados de criminalidade divulgados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), quando é possível comparar o desempenho dos municípios logo após eles assinarem Termo de Cooperação Técnica para adesão ao Cidade Pacífica. Assim, se pode avaliar o quanto houve de mudança de um período a outro e o quanto cada município se esforçou para mudar seu cenário de insegurança.

O Índice de Pacificação é representado numa escala de 0 a 5, onde 0 indica um município menos pacificado. Quanto mais próximo de 5, maior o nível de pacificação do município. O indicador é calculado a partir de uma média ponderada entre o CVLI (Crimes violentos letais e intencionais) e o CVP (Crimes violentos contra o patrimônio), a qual foram atribuídos os pesos de 80% e 20%, respectivamente. O índice possibilita gerar o ranking dos municípios com maior nível de pacificação. Também é possível comparar o desempenho dos municípios entre períodos diferentes e avaliar o quanto mudou de um período para o outro. Esse percentual de variação do índice de pacificação possibilita destacar o esforço de cada município em mudar o cenário da criminalidade.

Confira a tabela abaixo com o posicionamento e os dados dos municípios:

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário