Mesmo diante da Pandemia Lagoa Grande, atinge 100% da meta da Busca Ativa Escolar – BAE do Selo UNICEF de prevenção a evasão escolar
A Busca Ativa Escolar (BAE) é uma plataforma digital criada pelo Selo UNICEF que muito tem auxiliado os municípios do Sertão do Vale do São Francisco, em Pernambuco, a combater a evasão escolar, dentre eles Lagoa Grande. Sabe-se que em função da Pandemia do COVID-19 as aulas presenciais foram suspensas desde março/2020, sendo substituídas pelas aulas remotas, onde se identificou a dificuldade do amplo acesso à internet a todos os alunos da rede de ensino local, bem como a desmotivação para os estudos. Diante dessa crise direcionou-se o foco para o esforço em manter os alunos interessados nas aulas. Assim, aprimorou-se a plataforma da (BAE) com novos formatos de frequência e oficinas de orientações sobre ações integradas entre as secretarias de educação, assistência social e saúde, estimulando o aluno a permanecer ativo, “dentro” da escola, prevenindo e mitigando o abandono e a evasão escolares.
Para a articuladora municipal do Selo UNICEF, a psicóloga Mônica Cruz, “foram realizados esforços conjuntos entre os agentes de saúde comunitários (SESAU), professores, gestores, coordenadores (SEDUC) e equipes do CADÚNICO e do CRAS (SAS), para buscar e assistir aos alunos de modo a ajudá-los a superar suas dificuldades específicas no atual contexto do distanciamento social”. A coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar de Lagoa Grande/PE, Profª Claudiana Figueiredo destacou “No início do ano, antes da quarentena, o percentual da BAE estava distante da meta, mas na primeira quinzena de outubro/2020 atingiu os 100% em pleno período da Pandemia do COVID-19”.
A Secretária de Educação, Profª Fabiana Ribeiro, comemorou o feito enaltecendo o trabalho de todos os profissionais envolvidos diretamente, dando destaque aos professores, que não mediram esforços para atuar diretamente para evitar a evasão escolar no município. “Temos que agradecer muito aos nossos professores que são parceiros, mesmo nesse período adverso de Pandemia têm mostrado que a educação está avançando de forma digital, através de todos os nossos canais disponíveis no município”, sentenciou Fabiana.
A secretária de assistência social, Profª. Eliene Nery Martins, enfatizou a colaboração das equipes do CRAS e CADÚNICO razão pela qual está muito feliz por alcançar a meta antes do prazo final estipulado pelo Selo UNICEF. Através de um poema, a profª Claudiana, fez um agradecimento ao Selo UNICEF, especialmente, aos técnicos que se debruçaram no trabalho da Busca Ativa Escolar no município.