MDB joga um balde de água e atrapalha os planos dos Coelhos

 

A decisão do MDB de permanecer na Frente Popular e abdicar de uma candidatura própria liderada pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, mexeu no cenário político do estado e poderá ter desdobramentos nas eleições do próximo ano. O movimento emedebista foi uma ducha d’água fria no projeto de Miguel, que agora terá que avaliar as opções do seu grupo político para o próximo ano.

Sem legenda no MDB, Miguel Coelho terá que trocar de partido para manter vivo o sonho de ser candidato a governador em 2022, sua opção seria o Democratas, presidido por Mendonça Filho, e assim como no MDB, ficará a reboque de outro político para poder construir seu projeto. Outro fator é que a troca de partido diminui um ativo de Miguel na disputa interna no campo da oposição travada com Raquel Lyra e Anderson Ferreira, ambos presidentes estaduais do PSDB e do PL, respectivamente.

Então diante do cenário posto, caberá ao grupo do senador Fernando Bezerra Coelho avaliar se vale a pena deixar o MDB para aventurar um projeto em outro partido. É pertinente salientar que para Miguel disputar o governo, Fernando Bezerra e Fernando Filho seriam candidatos a deputado federal, e com a necessidade de votos para salvar dois integrantes da família, dificultaria evidentemente a atração de aliados para um projeto majoritário.

Nas coxias, não se descarta uma reaproximação do grupo com o PSB, pois ficariam todos no MDB, inclusive com a chegada dos deputados Antonio Coelho e Fernando Filho, e o grupo abdicando de uma candidatura de Miguel a governador, poderia negociar uma eventual reeleição de Fernando Bezerra Coelho para o Senado na Frente Popular ou a indicação do deputado federal Fernando Filho para a vice, em ambos os casos, o grupo poderia manter sua força política e permanecer com seu peso político no estado sem entrar em aventuras.

Texto: Edmar Lyra.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário