Longe de Bolsonaro
Para atrair tanto líderes políticos da esquerda como da direita, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do Governo Bolsonaro no Senado, tem feito um movimento de distanciamento do presidente em suas articulações de pré-campanha a governador de Pernambuco. O objetivo, segundo interlocutores do prefeito da principal cidade do sertão do estado, é evitar que uma eventual postulação em 2022 seja contaminada pela elevada rejeição a Bolsonaro em Pernambuco.
Apesar do movimento de distanciamento do governo Bolsonaro, o discurso oficial de Miguel é o de que “não tem ideia fixa” e que não pretende colocar ideologia à frente nas eleições do ano que vem. Além de Miguel, Raquel Lyra e Anderson Ferreira seguem um caminha muito distante de Bolsonaro.
Sabemos que a campanha nos Estados dificilmente escapará da polarização nacional envolvendo o duelo Lula x Bolsonaro pelo Palácio do Planalto. Mas os três principais pré-candidatos a governador de Pernambuco pelo bloco da oposição – Miguel Coelho (DEM), Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL), não se alinharão ao governo de Bolsonaro.