Lagoa Grande, no Pernambuco, e Mendoza, na Argentina, se unem para impulsionar o desenvolvimento da vitivinicultura

A prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, lidera um grupo formado por secretários em uma missão em Mendoza, na Argentina, para impulsionar o desenvolvimento da vitivinicultura e ampliar as relações comerciais. O grupo de Lagoa Grande, que também conta com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Mantena, faz parte da comitiva do governo de Pernambuco, composto por deputados estaduais e federais, empresários e órgãos do estado de Pernambuco, como a Secretaria de Turismo e Lazer, Adepe e entre outros.

O objetivo central da missão é promover a cooperação técnica entre os dois territórios, com foco no aprimoramento da produção de vinhos em Pernambuco, setor que vem ganhando relevância no Nordeste brasileiro, além de estreitar laços entre os dois países para promover o intercâmbio na produção de vinhos e no turismo enológico.

A comitiva pernambucana participou no Centro de Congresos y Exposiciones da  assinatura de  três importantes acordos que envolvem Lagoa Grande, Pernambuco e as províncias de Mendoza e Tupungato, na Argentina. Os acordos firmados e fechados na cooperação técnica são:

  • Acordo de Cooperação no Turismo, pela Secretaria de Turismo e Lazer do Governo do Estado de Pernambuco pelo Ente Mendoza Turismo –  EMETUR – da Província de Mendoza;
  • Acordo de Cooperação no Comércio, pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e a Fundação ProMendoza;
  • Acordo de Irmandade (ou geminação) entre as prefeituras de Lagoa Grande (Pernambuco) e Tupungato (Mendoza).

Lagoa Grande e Mendoza possuem expertises para vitivinicultura. A cidade argentina é mundialmente conhecida como a Capital do Malbec e concentra 70% da produção de vinhos, com cerca de 1.200 vinícolas espalhadas pela região. Por sua vez, Lagoa Grande, Capital Pernambucana da Uva e do Vinho, se destaca na produção de vinhos, sucos e espumantes, com uma média anual superior a 20 milhões de litros. Das oito vinícolas do Vale do São Francisco, cinco estão no município. Além disso, a produtividade da região impressiona: são 47 toneladas de uvas por hectare, bem acima da média nacional de 19,4 toneladas por hectare.

O grupo de Lagoa Grande é formado pela prefeita Catharina Garziera, pelo presidente da Câmara, Mantena, e pelos secretários Ademar Nonato, Jorge Garziera, Valman Rivas e Silvio Rodrigues.

Fotos: Rede Você

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário