Guerra na Ucrânia: Canais do YouTube e páginas do Facebook são bloqueados na Rússia; Disney, Sony Pictures e Warner suspenderam estreias
O Google anunciou, nesta terça-feira (1º), o bloqueio de canais do YouTube ligados à rede de TV Russia Today e ao portal Sputinik, ambos veículos de comunicação estatais controlados e financiados pelo governo russo, em toda a Europa. “Devido à guerra em andamento na Ucrânia, estamos bloqueando canais do YouTube conectados ao Russia Today e ao Sputnik em toda a Europa, com efeito imediato. (…) Nossas equipes continuam monitorando a situação 24 horas por dia para tomar medidas rápidas”, diz post do Twitter do Google Europa.
A medida vem na sequência de uma série de sanções do próprio Google e da Meta, proprietária do Facebook, nos últimos dias. Na segunda-feira (28), a Meta anunciou que bloqueará os acessos do Russia Today e do Sputinik na União Europeia. No domingo (27), o Google impediu a imprensa estatal russa de monetizar conteúdo em suas plataformas, em represália pela invasão da Ucrânia pela Rússia.
As gigantes do entretenimento Disney, Sony Pictures e Warner anunciaram na segunda-feira (28) que suspenderam as estreias de seus filmes nos cinemas da Rússia, seguindo o exemplo de várias empresas que optaram por deixar o país liderado por Putin.
“Devido à invasão não provocada à Ucrânia e à trágica crise humanitária, estamos suspendendo a estreia de filmes na Rússia, incluindo o próximo ‘Red – Crescer é uma Fera’ da Pixar”, informou a Disney em comunicado.
Do G1.