Governo de PE decreta situação de emergência em Lagoa Grande e outros 54 municípios do Sertão devido à estiagem

O governo de Pernambuco reconheceu a situação de emergência para 55 municípios do Sertão devido à estiagem. O decreto, que é necessário para que as localidades recebam recursos e auxílio, foi publicado no Diário Oficial do estado, nesta sexta-feira (11), e vale por 180 dias.

Como se não bastasse o estado de calamidade pública em saúde em Pernambuco devido ao Coronavirus, agora os moradores da região do Vale do São Francisco entre eles Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Petrolina, Afrânio, Araripina, Dormentes, Ouricuri e mais 45 municípios do Estado de Pernambuco, também sofrem com a situação anormal de estiagem.

Em Lagoa Grande, PE, devido à insuficiência da quantidade do volume de chuvas prejudicando o ciclo produtivo nas lavouras, com as elevadas perdas agrícolas registradas, o prefeito Vilmar Cappellaro agiu rápido e publicou no último dia 04/09 o Decreto Nº 065 de “Situação de Emergência” por 180 dias.

“Após o pedido emergencial feito pelo prefeito Vilmar Cappellaro, cumprirmos todos os protocolos técnicos da CODECIPE (Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco), da FIDE (Formulários de Informações de Desastres), e da DEMATE (Declaração Municipal de Atuação Emergencial) por nossa Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil em Lagoa Grande (COMPDEC), enviamos para sensibilização do governo do Estado de Pernambuco que nesta manhã, também reconheceu o estado de calamidade e publicou o Decreto no Diário Oficial do Estado, declarando a situação anormal, caracterizada como “situação de emergência” por 180 dias em 55 municípios afetados pela estiagem”, informou o secretário da Agricultura e Desenvolvimento do Interior, Reginaldo Alencar.

Os órgãos estaduais de Governo, localizados nas 55 cidades atingidas pelo Decreto devem adotar todas as medidas de apoio às Prefeituras, secretarias municipais e população para colaborar no enfrentamento da situação de emergência. O decreto do Estado ainda prevê redução de chuvas nos próximos meses e a queda das reservas hídricas de superfície. Confira abaixo na íntegra o Decreto do Município de Lagoa Grande.

Veja abaixo o decreto estadual e municipal.

Decreto situação de emergecia por estiagem Sertão reginaldo-3

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário