Gestão da prefeita Catharina Garziera conquista 1º lugar no Índice de Governança Municipal 

O Índice Governança Municipal (IGM-CFA), edição 2025, divulgado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) no final de agosto, revelou que Lagoa Grande se destaca como a cidade líder no ranking estadual para municípios com 20 mil a 50 mil habitantes. O estudo avalia cidades brasileiras em diversos aspectos, como finanças, gestão e desempenho, utilizando dados de áreas como saúde, educação, planejamento urbano, gestão fiscal, segurança, entre outras.

O IGM considera três principais dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. A dimensão Desempenho está subdividida em cinco grupos de indicadores: Educação, Saúde, Saneamento e Meio Ambiente, Vulnerabilidade Social e Segurança. A Gestão possui três grupos: colaboradores, planejamento e transparência, por fim, os quatro indicadores: fiscal, investimento, equilíbrio previdenciário e custo do legislativo, fazem parte da dimensão Finanças.

Lagoa Grande está inserida no grupo três juntamente com outros 61 municípios de Pernambuco. Neste grupo, a Capital da Uva e do Vinho de Pernambuco foi pontuada com 7,23 pontos, conquistando o 1º lugar no Prêmio IGM-CFA de Governança Municipal – Edição 2025. As cidades de Lajedo e Panelas ficaram respectivamente com o 2º e o 3º lugar.

Dos 185 municípios, divididos em 8 grupos, Lagoa Grande ficou atrás apenas do Recife (grupo 7) e de Quixaba (grupo 1). O grupo de Lagoa Grande possui no total 62 municípios e uma população estimada em 2 milhões de pessoas.

A conquista do lugar mais alto do pódio, no seu grupo, reafirma o protagonismo da cidade de Lagoa Grande no desenvolvimento de Pernambuco. Com toda certeza o prêmio reforça o compromisso da gestão da prefeita Catharina Garziera em promover uma administração pública eficiente, transparente e inovadora, sempre buscando melhorar a vida da população e fortalecer o desenvolvimento da cidade.

NÚMEROS DA PREMIAÇÃO

  • Grupo 1: 83 municípios e população estimada em um milhão  – 1º lugar Quixaba com 7,33
  • Grupo 2: 4 municípios e população estimada em 43 mil  – 1º lugar Lagoa do Itaenga com 4,76
  • Grupo 3: 62 municípios e população estimada em 2 milhões  – 1º lugar Lagoa Grande com 7,23
  • Grupo 4: 3 municípios e população estimada em 111 mil  – 1º lugar São Bento do Una com 5,78
  • Grupo 5: 18 municípios e população estimada em um milhão  – 1º lugar Serra Talhada com 6,96
  • Grupo 6: 3 municípios e população estimada em 259 mil  – 1º lugar Ipojuca com 5,47
  • Grupo 7: 11 municípios e população estimada em 4 milhões  – 1º lugar Recife com 7,55
  • Grupo 8: 1 município e população estimada em 203 mil  – 1º lugar Cabo de santo Agostinho com 4,71

O Prêmio IGM-CFA de Governança Municipal é um reconhecimento concedido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) em parceria com o Conselho Regional de Administração de Pernambuco (CRA-PE) e com o apoio da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário