Enquanto professores morrem de Covid-19, Prefeito de Petrolina inclui os Garis no grupo prioritário que vai receber a vacina
Primeiramente vamos deixar claro que todas as profissões são importantes, independe de qualquer coisa, todas têm urgência para tomar a vacina. O prefeito de Petrolina Miguel Coelho anunciou nas redes sociais nesta terça (23), a inclusão dos garis nos grupos prioritárias para a vacinação da Covid-19. A informação caiu como uma bomba entre os professores. Justamente no dia em que 5 professores morreram por complicação da doença no estado, duas delas sendo irmãs e moradoras de Petrolina, Rita e Sizenice Amorim. Rita Amorim, chegou a ser secretária de Cultura da Prefeitura de Petrolina.
Sabemos que os profissionais de limpeza pública estão correndo alto risco em contrair a doença, por isso, as pessoas que estão com suspeita ou confirmação da Covid-19, devem estar atentas na hora de descartar o lixo doméstico. Mas no caso dos professores, principalmente os da rede estadual, que estavam em aula presencial até o último dia 17, o risco é maior. Não é fácil dar uma boa aula mesmo com a metade dos alunos na sala, ou mais em alguns casos, com medo de contrair o vírus, ressaltando que estão em ambientes fechados e em muitos casos sem estrutura adequada. Vale destacar que boa parte dos professores do estado também lecionam na rede municipal de Petrolina.
Nesse sentido, os profissionais da educação perguntam ao prefeito Miguel Coelho: Quando a categoria será vacinada? Quantos servidores precisam morrer para professores entrarem nos grupos prioritários? Foi uma ação louvável incluir os garis no grupo de prioridades, mas foi um grande erro abandonar os professores nesse momento de grandes angustias e incertezas.