Empréstimo do Auxílio Brasil: caso seja extinto ou quem perder o benefício, terá de pagar a dívida; confira os detalhes

Segundo as regras do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, quem contratar o empréstimo assume um compromisso com o banco que emprestou o dinheiro, portanto terá de pagar o valor do empréstimo mesmo se perder o benefício.

De acordo com as regras divulgadas pelo governo, o empréstimo não é cancelado em caso de perda do benefício justamente por não se limitar às condições do programa. Essa regra também vai valer caso o Auxílio seja extinto ou o valor for reduzido. Leia mais abaixo

O pagamento do empréstimo funciona de forma automática, sendo debitado diretamente do valor do Auxílio que é depositado aos beneficiários.

A Caixa Econômica Federal, em específico, realiza o desconto direto na conta usada pelo beneficiário para receber o valor ou através de boleto bancário. A Caixa tem uma taxa de juros de 3,45%.

Regras para conseguir o empréstimo

Para conseguir o empréstimo, é necessário, no mínimo, que o beneficiário tenha recebido três (3) parcelas do Auxílio Brasil.

O beneficiário do Auxílio Brasil não consegue o empréstimo nas seguintes situações:

  • se o benefício já estiver no final;
  • se o beneficiário não atualizar os dados do CadÚnico;
  • se o CPF do beneficiário estiver irregular junto à Receita Federal;

Cancelamento do empréstimo

É possível realizar o cancelamento do empréstimo em até 7 dias úteis, sem cobrança, contando do dia em que o dinheiro foi depositado na conta.

Para isso, é necessário que a pessoa tenha o valor total do contrato na conta quando for pedir para cancelar.

Caso o empréstimo tenha sido contratado através do aplicativo Caixa Tem, é possível cancelar seguindo os passos abaixo:

  1. acesse as opções do aplicativo;
  2. clique em “Consignado Auxílio”;
  3. clique em “Meus Contratos” e selecione o contrato desejado;
  4. clique em “Informações do Contrato”
  5. clique em “Solicitar Cancelamento”.

Caso o empréstimo tenha sido feito pelas lotéricas, é necessário que o beneficiário vá até uma agência para realizar o cancelamento.

Fonte:JC

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário