Eleitores desacreditados: Mais da metade dos eleitores do Tocantins votaram brancos, nulos ou não compareceram ao pleito.
A eleição suplementar para o governo do Tocantins mostrou números preocupante em relação a credibilidade com os políticos brasileiros. Mais da metade dos eleitores não votaram em nenhum dos concorrentes no segundo turno. A soma de votos brancos, nulos e abstenções foi expressiva na eleição, ao todo, 51,83% dos eleitores não escolheram nenhum dos candidatos. Esse percentual representa 527.868 eleitores e superou a soma dos votos conquistados pelos dois candidatos (490.461).
A pouco mais de 3 meses das eleições para a Presidência, os governos estaduais e o Congresso Nacional, os brasileiros manifestam rejeição generalizada à classe política, independentemente de partidos, e ao atual modelo de governo. Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, feita o ano passado, apenas 6% dos eleitores se sentem representados pelos políticos em quem já votaram.
Para 94%, os políticos que estão no poder não representam a sociedade. Apenas 4% acham o contrário. Quem está na oposição também é alvo de desconfiança. Quando a pergunta é sobre os políticos em quem os entrevistados já votaram em algum momento, 86% dizem não se sentir representados. “Segundo a opinião pública, os eleitos não representam os eleitores”, observa Rupak.