Educação de Lagoa Grande e outras quatro cidades realizaram a 1ª Conferência Intermunicipal
As Prefeituras de Lagoa Grande, Afrânio, Cabrobó, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista, por meio de suas Secretarias de Educação, realizaram nesta sexta-feira (03) pelo canal do YouTube Educafoccus a 1ª Conferência Intermunicipal de Educação com o tema: “Inclusão, equidade e qualidade: Compromisso com a Educação Brasileira”.
O evento contou com a presença da Secretária de Educação do município de Lagoa Grande, a profª Fabiana Ribeiro, como também dos secretários de Educação de Afrânio: Ricardo Araújo, Cabrobó: Pedro Kaio, Dormentes: Beniciana Santana e de Santa Maria da Boa Vista: Carlos Augusto do Nascimento. Devido compromissos de agenda, em Brasília, o prefeito Vilmar Cappellaro não pode estar presente ao evento.
Durante a live os secretários tiveram a oportunidade de discorrer sobre os trabalhos das pré conferências e fóruns que foram realizados nas respectivas cidades, possibilitando assim, o público conhecer um pouco das atividades sobre o Plano Municipal de Educação (PME) de cada município.
A palestra magna do evento contou com dissertação da Professora Dra. Conceição Carneiro (professora universitária, Mestra e Doutora em Educação, especialista em gestão educacional, consultora e formadora de professores e autora do livro Educação Emocional na escola, percepções, negligências e intervenções. A palestra foi ministrada com o tema norteador: “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com a Educação Brasileira”.
As Conferências de Educação, são espaços de formação, comunicação e mobilização social que reúnem pessoas dispostas a participarem do debate educacional e a contribuir para a construção da Política Nacional de Educação. Ao decorrer da Conferência Intermunicipal os munícipes de cada cidade foram direcionados às salas virtuais de cada município para análise e aprovação das notas e conclusões técnicas do PME.
No segundo momento da Live os Secretários, de cada município, apresentaram os delegados eleitos para a Conferência Estadual, como também, as considerações finais acerca das análises e conclusões técnicas.
A Secretária de Educação Fabiana Ribeiro ressaltou: “Precisamos irmanar os sete municípios que fazem parte da Regional do Médio São Francisco para que o sertão de Pernambuco não seja visto como tão somente seca e pobreza, mas sim, como uma região que se desenvolve com sua diversidade de riquezas que cada município do Vale do São Francisco traz. O PME viabiliza a construção e reconstrução das metas e estratégias que estão sendo trabalhadas ao longo do decênio, trazendo uma vertente de mudanças e melhorias para uma Educação de qualidade para crianças, jovens, adultos e idosos de seus municípios”.