Educação com responsabilidade: Sem maquiagem e inverdades.

A educação municipal de Lagoa Grande teve um grande destaque em 2017, em pouco mais de um ano muitas ações foram desenvolvidas pela pasta. Em 2018 as projeções da secretaria serão em aumentar os investimentos e assim desenvolver uma educação de qualidade a população.

O segundo ano da nova equipe da seduc começou com a execução das estratégias planejadas em 2017. A população do povoado de Vermelhos está prestes a receber uma escola nova, completamente modificada. Uma gestão modelo que vai contratar 72 professores de forma meritocrática, através do primeiro processo seletivo com provas objetivas.

E os investimentos não param, do outro lado do município, no distrito de Jutaí, os moradores também vão receber uma escola nova, o novo prédio está em fase de conclusão, com 6 salas climatizadas, no padrão FNDE, com pátio coberto, ambientação adequada para receber cerca de 100 alunos de Jutái e zona rural. Vale destacar que os alunos vão poder estar inseridos em uma sala de aula condizentes com sua idade e sua turma

Em sua página do facebook, o secretário de educação Wilian Cesar disse: “Percebemos que quanto mais cedo a criança tem acesso a escolaridade, não haverá dificuldades em lidar com todas as situações durante sua vida estudantil. Alunos de 4 ou 5 anos, lidavam com alunos de 0 a 3, porque estavam em algumas creches, em outro momento, a depender da escola, eles estavam com outros alunos de 8, 9 ou 10 anos, a gente entendeu que isso dificulta o processo de ensino e aprendizagem e da ambientação nas escolas, ou seja, temos que deixar nossos alunos bem preparados no seu nível escolar adequado.”

Um dos temas que vem repercutindo na cidade é sobre a nucleação de escolas de zonas rurais de Lagoa Grande, o objetivo principal da nucleação é a melhoria da qualidade do ensino oferecido, levando em conta os direitos básicos dos alunos, no escopo de suplementar ações que o qualifiquem para a vida social e profissional. Sabemos que todas as escolas nucleadas, proporciona às crianças ali estudantes, o direito de iniciar o ensino fundamental de forma qualificada e adequada.

Desse modo, o estudante ficará em sua turma de acordo com sua idade, e não em duas, três ou mais séries juntas, ou seja, o famoso multisseriado. Os serviços de transporte e merenda oferecidos na rede municipal tornam possível a transferência desses alunos para outra escola mais próxima, de modo a formar turmas mais completas e com professores lecionando suas próprias turmas.

A política de nucleação das escolas não se restringem apenas a Lagoa Grande, em Petrolina também no Sertão, o ex-prefeito Júlio Lóssio realizou diversas nucleações que no momento por falta de compreensão da população houve algumas indagações isoladas, mas sanadas.

Segundo Jefferson Ecezano, “toda mudança gera resistência, e toda resistência só permanece se a mudança não for verdadeira!” Com isso, fica claro e evidente que toda inovação vai gerar resistência, porém a médio e longo prazos os benefícios superarão os desconfortos do momento inicial.

A população de Lagoa Grande não pode aceitar de goela abaixo os falatórios de pessoas que não tem entendimento nenhum sobre a causa, e tentar politizar a situação para tirar vantagem, convidamos todos que tem alguma duvida, vir até a gente, ver os estudos feitos. A seduc em nenhum momento se preocupa com investimento feitos para nossas crianças, nossa unica e exclusiva preocupação é ofertar aos nossos alunos uma sala de aula adequada, com professores preparados para receber alunos e suas turmas sem distorção de série.

Seduc.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e tem como foco: informação com responsabilidade e coerência.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta