Documento do PT defende eleição em cidades com mais de 100 mil habitantes e reeleição de Lula
A resolução do PT relativa à última reunião do Diretório Nacional do partido, realizada na segunda-feira (28), defende explicitamente que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concorra à reeleição. O tema central da reunião do diretório foi as eleições municipais do ano que vem.
A resolução tem 37 pontos e as eleições municipais de 2024 são citadas em sete. No ponto 01, o documento diz que as eleições municipais de 2024 demarcam um momento estratégico para a construção de uma sólida aliança popular e democrática que promova a recondução do Governo Lula em 2026.
No ponto 03 o PT diz que é fundamental, no processo eleitoral de 2024, estimular candidaturas próprias do PT, bem como a construção de alianças partidárias com o campo democrático e popular, cujo centro tático é a defesa do projeto democrático popular e do governo Lula.
Já no item 05, o partido fala em empenhar esforços para garantir candidaturas do PT nas eleições das capitais onde tenha lideranças despontando em pesquisas e/ou onde tenha obtido vitórias ou votações significativas nos dois últimos pleitos; além dos municípios com mais de 100 mil eleitores, caracterizados como polo regional e nos municípios que possuem emissora de TV de caráter regional.
No ponto 28, o PT declara que realizará uma Conferência Eleitoral no mês de dezembro, de forma híbrida, com a participação das Executivas de todos os Diretórios Estaduais e que serão convidados a participar todos os pré-candidatos e pré-candidatas que disputarão as eleições de 2024.
O documento também veda candidatos e candidatas identificados com o projeto bolsonarista. Leia o documento na íntegra aqui