Divórcio ou uma estratégia para proteger os bens milionários da CPI das Bets?

O divórcio de Virgínia e Zé Felipe praticamente parou as redes sociais e pegou todo mundo de surpresa. Mas o que chama atenção é que os pombinhos, pais de três filhos e um patrimônio estimado em R$ 400 milhões, anunciaram o divórcio duas semanas após depoimento da Virgínia na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets, no Senado.
Especialistas acreditam que a estratégia usado pelo casal seria uma forma para blindar parte do patrimônio. O casal estavam casados no regime de comunhão parcial de bens, o mais comum no Brasil.
Isso significa que todos os bens adquiridos durante o relacionamento são considerados “comuns”, ou seja, pertencem ao, agora, ex-casal. Aviões, mansões, carros de luxos, participações em empresas, como a Talismã Digital, a WePink e a Maria’s Baby, investimentos e aplicações podem ser considerados patrimônio comum.
Especialistas especulam: a separação seria uma forma de transferir parte do patrimônio ao ex-marido, blindando-o de possíveis bloqueios judiciais. Se Virginia transfere legalmente metade dos bens para Zé Felipe, parte do patrimônio deixa de estar no nome dela. Se houver bloqueio ou confisco, ele recairia só sobre a parte dela.
Isso só funciona se for uma separação legítima – senão, pode ser enquadrado como fraude contra credores. Não é raro ver isto, milionários fazem com frequência.
Conclusão, blindar patrimônio é legal, desde que feito com transparência e sem intenção de fraude. Não estamos acusando o casal de ter feito essa blindagem, mas separações em momentos de crise jurídica são um alerta.
Pode haver intenção de proteger parte dos bens, colocando-os fora do alcance da Justiça. E se houver prova de má-fé, pode virar caso de fraude patrimonial. Ou não, se realmente o casamento chegou ao fim por outros motivos. É bom lembrar que o casal ainda divide vários posts com collab no Instagram.
Qual a lição para você? Mesmo quem não tenha milhões precisa entender: O regime de bens que escolheu e como proteger seu patrimônio com inteligência e legalidade.
