Sem foro: Diário Oficial confirma que Bolsonaro viajará para Estados Unidos; despacho de 1º a 30 de janeiro

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30) confirma que Bolsonaro viaja para os Estados Unidos. Segundo o despacho, o presidente irá para Miami e ficará na cidade entre os dias 1º e 30 de janeiro de 2023.

A expectativa é que Bolsonaro viaje ainda hoje. Segundo aliados, ele não quer estar no Brasil quando acontecer a posse de Lula como novo presidente.

O despacho publicado no DOU diz respeito ao afastamento de servidores que participarão da segurança pessoal de Bolsonaro durante a viagem. O texto é semelhante ao que foi publicado na quarta-feira (28), quando uma sargento do Exército também foi designada para a missã.

O texto é assinado pelo secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência, Mario Fernandes. Na determinação, Bolsonaro é citado como “futuro ex-presidente da República“.

“Para realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, em Agenda Internacional a realizar-se em Miami/Estados Unidos da América, no perídio de 1º a 30 de janeiro de 2023, incluído o período de deslocamento, com ônus”, justifica o despacho.

Os servidores indicados no texto são os assessores Sérgio Rocha Cordeiro, Marcelo da Costa Câmara, Max Guilherme Machado de Moura, Osmar Crivelatti e Ricardo Dias dos Santos.

Veja o despacho no Diário Oficial da União

Reprodução/Diário Oficial da União
Despacho do Diário Oficial da União de 30 de dezembro autoriza viagem de servidores para fazer segurança de Bolsonaro nos Estados Unidos – Reprodução/Diário Oficial da União

Bolsonaro nos EUA: qual o motivo da viagem

Além de não participar da cerimônia de posse de Lula, Bolsonaro viajará para evitar possíveis sanções judiciais por conta de atos cometidos nos quatro anos de governo.

Apesar de ministros do STF terem afirmado que, neste primeiro momento, isso não aconteceria, o presidente também quer descansar a imagem e passar um ou dos meses longe dos holofotes brasileiros.

Uma equipe da GSI viajou para os Estados Unidos na quarta-feira (28) e outro avião da FAB partiu em direção ao país ontem. Ambos se deslocaram antecipadamente para realizar os preparativos da chegada da comitiva presidencial, como de praxe.

Um deputado petista acionou a Procuradoria-Geral da República para tentar impedir a viagem, alegando que Bolsonaro lesaria o erário por estar usando um avião da FAB para compromissos pessoais.

Bolsonaro viajou para Estados Unidos com a família?

Segundo rumores, Bolsonaro viaja para os Estados Unidos ainda nesta sexta-feira (30). Ele deve passar a virada do ano já no país estrangeiro, hospedado em um resort de Donald Trump, em Palm Beach, ou em casa de amigos fazendeiros da região.

Michelle Bolsonaro deve viajar separada do marido, de acordo com conversas internas. O filho Carlos Bolsonaro já está nos Estados Unidos, mas em Atlanta. Pode haver um encontro dos dois em terras norte-americanas.

A filha mais velha de Michelle Bolsonaro, Letícia Firmo, também já embarcou rumo aos Estados Unidos. Ela partiu ontem, em um voo comercial que saiu do Aeroporto de Brasília.

Fonte: JC

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário