Cheia no São Francisco: com aumento do volume do rio, Chesf diz que população ribeirinha deve estar sobre alerta

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) emitiu um alerta (veja aqui), nesta terça-feira (11), para prefeituras de sete municípios as margens do Rio São Francisco sobre o aumento da vazão. O nível deve subir de forma significativa a partir desta quarta (12).

De acordo com programação da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), a vazão devem aumentar 500m³/s a cada dois dias, chegando a atingir 4.000 m³/s (quatro mil metros cúbicos por segundo) no dia 24. Imagem a abaixo.

vazão

A orientação é para que não haja ocupações de áreas ribeirinhas situadas em calha principal do leito do rio. O motivo é a chuva que vem ocorrendo no Centro Oeste brasileiro e Oeste da Bahia. Com isso, a Barragem de Sobradinho está próxima de atingir sua capacidade máxima de acumulação para o período, sendo necessário as vazões vertidas a partir de Sobradinho e Xingó.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário